Um Sukhoi 34 Fullback da Força Aérea d Rússia (Russian Aerospace Forces VKS – Vozdushno-Kosmicheskiye Sily) caiu hoje na região de Khabarovsk, no Extremo Oriente da Rússia, após ambos os tripulantes ejetarem em segurança.
A aeronave subordinada ao Distrito Militar Oriental, esteva realizando um voo de treinamento, quando devido a causas ainda não reveladas, caiu em uma área arborizada. Os pilotos foram resgatados e transportados de helicóptero para sua base.
O Su-34 provavelmente estava operando a partir da base aérea de Komsomolsk-na-Amure/Khurba, sede do 11th Red Banner Air and Air Defence Army, que congrega o 303rd Composite Aviation Division ao qual está sibordinado o 277th Red Banner Bomber Aviation Regiment (277 BAP), equipado com os Su-34 e Su-24M/M2.
Atualizado dia 21/10 às 21h30
Horas depois do acidente, os dados oficiais do governo russo afirmam que o principal motivo do acidente foi um “chamado de mau funcionamento técnico”, sem contudo, evidenciar mais detalhes. O voo oficialmente era programado, de treinamento, com a aeronave desarmada ou como é usual na VKS, a aeronave deveria estar com o canhão (Gryazev-Shipunov GSh-30-1) de 30 mm municiado, mas travado, pois era uma missão de treinamento.
Porém, a imprensa russa especula outro motivo. O acidente, no Extremo Oriente Russo, ocorreu a tarde no horário local e misteriosamente coincidiu no exato momento em que dois bombardeiros estratégicos americanos B-1B Lancer foram detectado na região aos quais, obviamente, foram interceptados pelas Forças Aeroespaciais Russas sobre o Mar de Bering. Oficialmente os B-1B foram interceptado por caças MiG-31 e Su-35S. Parte da imprensa afirma que o Su-34 perdido estaria envolvido neste missão, quando teve a falha técnica.
@CAS