Su-27S Flanker da UAF com camuflagem de superioridade aérea ocidental. A Força Aérea Ucraniana (UAF) estaria alterando o padrão de dos seus caças Sukhoi Su-27S Flanker, aplicando uma camuflagem de superioridade aérea no padrão ocidental.
Recentemente um Su-27S da 831ª Brigada Tática Aérea foi avistado ostentando um padrão de superioridade aérea com uma pintura em cinza claro, diferente do azul e dois tons de cinza comumente adotado por esses jatos ucranianos.
No ano passado, outro Flanker da UAF foi visto ostentando uma pintura em dois tons de cinza, conhecida como “Compass Ghost Grey”, similar à utilizada nos caças de superioridade aérea F-15C Eagle da USAF.
Especialistas sugerem que a alteração estaria ligada à ampla influência ocidental e modernização da UAF, bem como aprendizagens táticas adquiridas nos últimos anos de combates aéreos no atual conflito contra a Rússia.
A nova camuflagem tem objetivo de ampliar a capacidade de sobrevivência do jato em missões de superioridade aérea à grandes altitudes, reduzindo sua visualização pelo inimigo em situações de combate visual sob diversas condições atmosféricas.
Os voos de combates em grandes altitudes se tornaram comuns nos conflitos modernos, explicado pela melhor performance das aeronaves e dos mísseis ar-ar. Além disso, os pilotos podem usar seus radares para detectar e engajar alvos inimigos a maiores distâncias.
Neste contexto, os Su-27 podem assumir tarefas de interceptações de longo alcance, superioridade e segurança de aeronaves amigas. Para executar tais missões de forma eficaz, os Flankers ucranianos estariam utilizando munições ocidentais, tais como os mísseis AIM-120 AMRAAM e Storm Shadow.
Além das vantagens táticas, este novo esquema de pintura estaria alinhando a UAF com forças aéreas aliadas e da OTAN, as quais empregam camuflagens de superioridade aérea semelhantes em seus caças, facilitando a interoperabilidade e a integração entre os parceiros.
Além disso, a mudança visual nos Su-27 também poderia transmitir um impacto psicológico aos inimigos russos, ressaltando o comprometimento da Ucrânia com a modernização da sua frota.
@FFO