Os sistemas de defesa do espaço aéreo russo foram novamente acionados no dia 24 de julho, ao detectarem uma aeronave desconhecida sobre o Mar Negro, voando muito próximo à fronteira da Rússia.
Segundo a agência de notícias TASS, o Ministério da Defesa da Rússia, através do Centro de Controle e Defesa Nacional (CCDN), emitiu um comunicado informando que “caças Sukoi Su-27 da Força Aérea da Rússia, baseada no Distrito Militar do Sul, foram imediatamente acionados para interceptar o alvo desconhecido”.
A interceptação aconteceu sobre águas internacionais, próximo a fronteira da Rússia, onde os pilotos do Sukoi 27 identificaram o alvo como sendo uma aeronave de reconhecimento P-8A Poseidon, da Marinha dos Estados Unidos. Após o encontro, a aeronave americana alterou a sua trajetória se afastando da fronteira e a patrulha russa retornou para a sua base. A nota oficial do Centro de Controle de Defesa Nacional foi finalizada salientando que:
“Nenhuma violação da fronteira russa foi permitida. Todo o voo do avião russo Su-27 ocorreu em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo”.
Em menos de 24 horas, esta foi a segunda interceptação de aeronaves P-8 Poseidon da Marinha dos Estados Unidos, por patrulhas de Su-27 sobre o Mar Negro, próximo a fronteira da Rússia.