Su-25 ucraniano é abatido sobre a República Popular de Donetsk. Dois caças das Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS) abateram um Sukhoi Su-25 ucraniano sobre a República Popular de Donetsk (DPR). O anúncio foi feito na quinta-feira, 19 de janeiro, em um briefing a imprensa do representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Tenente-General Igor Konashenkov.
“Aeronaves de caça das Forças Aeroespaciais Russas na área do assentamento de Poltavka da República Popular de Donetsk abateu uma aeronave Su-25 da Força Aérea Ucraniana”, disse Konashenkov.
Não foi confirmado, mas provavelmente o Su-25 da Força Aérea da Ucrânia tenha sido abatido por caças Su-35 da RF-VKS. Dados não oficiais revelam que a Ucrânia já teria perdido mais de 200 aeronaves, helicópteros e drones, e que, este seria o 19º Su-25 abatido ou destruído no conflito, desde 24 de fevereiro de 2022.
Ele também disse que as tropas russas continuam operações ofensivas bem-sucedidas na direção de Donetsk, infligindo uma derrota às Forças Armadas da Ucrânia (AFU) na área de três assentamentos na DPR.
Konashenkov também disse que um depósito de munição das Forças Armadas da Ucrânia foi destruído perto da cidade de Karlovka, em Donetsk, e uma estação móvel de radar AN/TPQ-50 Lightweight Counter Mortar Radar (LCMR), fabricada nos Estados Unidos, também foi destruída perto da cidade de Kurakhovo.
As perdas das Forças Armadas da Ucrânia na região de Krasnolimansk passam de 60 soldados mortos/feridos por dia. Já na direções de Kupyansk e Krasnolimansk, a Ucrânia perdeu em média 90 soldados mortos/feridas por dia.
@CAS