Su-22 do Irã recebem bombas Yasin e mísseis Arman. A Islamic Revolutionary Guards Corps Air Force (IRGC-AF) está ampliando a capacidade de suas veteranas aeronaves de ataque Sukhoi Su-22 Fitter. A reforma, ao que parece, inclui a integração de novos sistemas nos Su-22, o que inclui capacitar a aeronave para lançar bombas aéreas Yasin, com alcance de até 40 km, bem como mísseis balísticos Arman.
Essas armas duráveis pesam 320 quilos, acompanhadas por uma robusta ogiva de 215 quilos. Eles foram projetados com asas retráteis e funcionam em quaisquer condições climáticas. Há rumores de que estas bombas podem planar até 40 quilômetros quando despachadas de uma altitude de 27.000 pés, independentemente de ser por um drone ou um avião de combate.
O bomba planadora guiada por satélite Yasin é uma arma inteligente de asas dobráveis, que pode ser disparado a uma distância de 50 quilômetros (30 milhas) de aeronaves tripuladas ou não tripuladas. Seu nome vem em homenagem a uma surata, ou capítulo, do Alcorão e é fabricada localmente. Elas pesam 320 kg, sendo 225 kg só da ogiva. Segundo dados inicias, elas operam em qualquer condição climática.
O míssil Arman. Isto foi apresentado ao público pela primeira vez em 2023, numa exposição aeroespacial realizada pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC). Acredita-se que seja um desdobramento do míssil balístico de curto alcance de propelente sólido Ababil [al-Fat’h]. Segundo fontes, o desenvolvimento do Arman pelo Irã é a sua tentativa de forjar uma arma lançada pelo ar comparável ao míssil Kinzhal da Rússia.
A frota iraniana de Su-22M está sob o controle da Islamic Revolutionary Guards Corps Air Force (IRGC-AF), facilmente reconhecida pelos seus números de identificação militar prefixados ’15-‘. Em 1991, o Irã obteve 40 Su-20/22 do Iraque. No entanto, estes permaneceram inoperantes durante vários anos, até 2013, quando o Irã iniciou um programa de revisão abrangente. Curiosamente, por volta de março de 2015, havia sinais de que o IRGC-AF havia transferido alguns dos seus Su-22 para a Força Aérea Árabe Síria para participação na Guerra Civil Síria.
Atualmente, o Irã possui cerca de 30 Su-22 operacionais. Uma conquista notável ocorreu em julho de 2018, quando atualizaram e modernizaram com sucesso 10 Su-22. Essas melhorias equiparam a aeronave com capacidades de última geração, incluindo a capacidade de empregar armas inteligentes, munições guiadas, transferência de dados para UAV e a tecnologia essencial para empregar mísseis de cruzeiro lançados do ar com um alcance impressionante de 1.500 km.