Strike Rodeo: F-15E carregado com cinco JASSM. O 85th Test and Evaluation Squadron completou uma prova de conceito de munições chamada Projeto Strike Rodeo em 11 de maio de 2021, que validou o carregamento de cinco AGM-158 Joint Air-to-Surface Standoff Missiles (JASSM) no F-15E Strike Eagle USAF 98-0132/ET. Isso estabelece a base para os testes de voo que serão realizados subsequentes. Se tudo correr bem o projeto mais que dobraria a atual capacidade de carga do JASSM nos F-15E sem contudo retirar dele a capacidade e emprego de dois AIM-120C e dois AIM-9.
De acordo com o tenente-coronel Mike Benitez da 53rd Wing, a iniciativa começou em janeiro 2021, durante um grupo de trabalho WEPTAC (Weapons and Tactics Conference). Uma equipe de estrategistas estava trabalhando em um cenário específico que contava com a capacidade de escoltar um bombardeiro carregado com munições isoladas até um ponto de liberação em um ambiente altamente contestado.
Alguns combatentes levantaram a hipótese de que usar uma formação de caças em vez de um único bombardeiro para empregar uma salva JASSM poderia não apenas reduzir o tamanho e a complexidade do pacote de ataque necessário para executar a missão, mas também distribuir o risco da missão por toda a força. Infelizmente, o número máximo de JASSM que qualquer caça da USAF pode carregar atualmente é dois, o que significa que embora a ideia seja viável, ela não era possível porque ampliaria muito o número de caças necessários para a quantidade de mísseis ideal, a menos que isto fosse revertido ou simplificado.
Com essa ideia em mente, o F-15E Strike Eagle foi a plataforma considerada ideal para assumir a tarefa de transportar mais JASSM, nascendo assim o Projeto Strike Rodeo. Infelizmente, as munições não caberiam nas estações de armas conformais do F-15E, já que o JASSM é muito grandes para caber sob o F-15E sem atingir o trem de pouso principal.
Uma pequena equipe baseada em Eglin foi formada para encontrar uma solução. Usando os fundos de inovação do 85th TES, a equipe projetou e fabricou uma ferramenta especial de carregamento e escreveu novos procedimentos de carregamento de armas. O Projeto Strike Rodeo atraiu então o interesse do F-15 System Program Office, que forneceu o financiamento para executar este teste de carga. A solução foi colocar um em cad estação da asa; um no pilone do center line e outras duas nas estações traseiras conformais da fuselagem. Até então o limite era duas JASSM nos pilones das asas.
“Ninguém nos disse para fazer isso”, disse Benitez. “Vimos a necessidade e a oportunidade, por isso executamos. Essa atitude contagiante impulsionou todas as unidades ou escritórios com os quais coordenávamos. Todos queriam ver se poderíamos fazer isso, e ninguém nunca recuou e pediu uma exigência ou uma tarefa formal mais alta na sede. Este é um esforço de inovação do esquadrão com implicações operacionais e estratégicas. O Projeto Strike Rodeo tem tudo a ver com a criação de opções para comandantes combatentes, que, em última análise, podem ser usadas para criar vários dilemas para o adversário.”
Com a execução bem-sucedida desse teste de carga, o Projeto Strike Rodeo passou da ideia à execução em cinco meses. Os voos de ensaio devem ocorrer em breve e se homologado, as cinco JASSM devem entrar para o leque do F-15E em 2022.
Fonte: USAF
@CAS