

Stavatti Aerospace entra na concorrência pelo NGAS da USAF. A empresa americana Stavatti Aerospace recentemente apresentou sua proposta para entrar na concorrência pelo programa do Sistema de Reabastecimento Aéreo de Próxima Geração (NGAS) da USAF.
Em 24 de outubro, a Stavatti Aerospace apresentou uma resposta à Solicitação de Informações da USAF sobre o NGAS, o qual inclui dois conceitos de modernas aeronaves tanques, o SM-940K Tanker e o SM-635 Stealth Tanker.
SM-940K Tanker

O SM940K Tanker é a principal solução da Stavatti para o NGAS. Trata-se de um avião-tanque bimotor de fuselagem larga baseado na versão de passageiros SM-920. A aeronave será capaz de transportar até 136.000 kg de combustível e reabastecer simultaneamente três aeronaves receptoras através dos sistemas de mangueira (probe and drogue) e lança (boom), totalmente compatíveis com a maioria das aeronaves OTAN e da USAF.
O SM-940K foi projetado para combinar soluções inovadoras com economia operacional e capacidade de realizar missões de longo alcance. Segundo o fabricante americano, este design tem potencial para se tornar um dos pilares do futuro programa de reabastecedores da USAF.
SM-635 Stealth Tanker
A segunda proposta da Stavatti é o SM-635, um conceito inovador para um avião-tanque furtivo de asa mista. Ele foi projetado com baixa detecção por radar e aerodinâmica otimizada, ideal para operações em espaços aéreos de alto risco. O SM-635 Stealth Tanker é uma visão do futuro em que o reabastecimento aéreo se tornará um elemento tático em todo o espectro de operações.
SM-920 – Origem Civil

O projeto do SM940K Tanker incorpora muitas características da aeronave de passageiros SM-920, um jato bimotor de fuselagem estreita projetado para transportar até 204 passageiros a uma velocidade de Mach 0,95 e e alcance de mais de 4.100 milhas náuticas. Sua construção com painéis sanduíche de espuma de alumínio (três camadas de compósitos) e motores modernos, fornece ao SM-920 baixos custos operacionais, inferiores ao Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo.
O interior do SM-920 apresenta uma cabine espaçosa, um sistema de purificação de ar, entre outras melhorias. A Stavatti Aerospace planeja produzir mais de 10.000 aeronaves deste modelo nos primeiros 20 anos, com linhas de montagem nos EUA e fora da América do Norte.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO