

Status do programa UJTS da US Navy para suceder o T-45C. O programa Undergraduate Jet Training System (UJTS) da US Navy para substituir Boeing T-45C Goshawk, como aeronave dedicada a formar nos novos aviadores navais.
O projeto iniciou no início de 2024, com a Solicitação de Informações (Request for Information — RFI), seguida por uma segunda RFI em março de 2025, que refinou os requisitos, onde o que mais chamou a atenção foi a não necessidade de operar embarcado em porta-aviões.

Seria a primeira aeronave a reação, voltada para formar aviadores navais de asa fixa, a não ter a capacidade de operar (pouso e decolagem) a bordo de porta-aviões. Conforme o RFI de 2025, o simulador tem mais a obrigatoriedade de sintetizar o treinamento de pousos em porta-aviões ou pousos em pistas semelhantes às de porta-aviões.
Em vez disso, os pilotos realizarão práticas de pouso em porta-aviões de campo (Field Carrier Landing Practice – FCLP) apenas com treinamento de ‘onda de partida’, apoiados por simuladores terrestres avançados e sistemas de treinamento construtivo-virtual ao vivo (Live-Virtual-Constructive – LVC).

Em meados de 2025, a competição foi reduzida a três aeronaves principais:

A Sierra Nevada Corporation (SNC) apareceu por fora da competição com seu Freedom Jet Trainer, enfatizando a sua capacidade de realizar pousos de contato direto (FCLP), toque e arremetida e sustentar uma vida útil de 16.000 horas. Ele também é o único 100% americano. Os demais são parcerias de empresas americanas com empresas estrangeiras.
No entanto, ele não foi oficialmente listado entre os três principais concorrentes na documentação da US Navy até agora. Porém, parte de Marinha vê ele como uma aeronave mais convencional e mais adequada para formar pilotos navais.
O programa está caminhando para uma competição formal, com a adjudicação do contrato prevista para o ano fiscal de 2027. Pelo menos 145 aeronaves estão planejadas, com a produção aumentando no final da década de 2020 até a década de 2030. Os próximos passos devem ser dados em 2026, quando a US Navy irá emitir A Marinha deverá emitir uma Solicitação formal de Propostas (Request For Proposal – RFP). Ai os concorrentes M-346N, T-7N, TF-50N e possivelmente SNC Freedom Jet, devem apresentar propostas completas.

Até janeiro de 2027 deverá ocorrer a adjudicação do contrato pela US Navy, o que significa que ela selecionará uma única aeronave para substituir o T-45C Goshawk. Entre 2028 e 2029, começará a Fase de Engenharia, Fabricação e Desenvolvimento (Engineering and Manufacturing. Development – EMD) e a consequente construção do protótipo, com avaliação e certificação.
No início da década de 2030 está prevista a Início da produção em plena capacidade, que deve contemplar 145 unidades, que gradualmente vão substituir os T-45C.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS