Starship da SpaceX, o mais potente foguete já construído, explodiu após lançamento nos EUA. O Starship, maior e mais potente foguete já construído, foi lançado às 08h33 (10h33 de Brasília) desta quinta-feira (20), da base espacial da SpaceX, chamada Starbase, em Boca Chica, no Texas (EUA). Minutos após o lançamento, o foguete que não levava ninguém a bordo, explodiu no ar. Apesar da destruição, os engenheiros da SpaceX, empresa fabricante da nave, consideraram o teste um sucesso.
O teste previa que, três minutos após o lançamento, ocorreria a separação do gigantesco foguete e da cápsula da Starship, o que acabou não acontecendo antes da explosão. O proprietário da SpaceX, Elon Musk, escreveu no Twitter: “Parabéns equipe SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses.”
A empresa também se pronunciou em sua conta oficial: “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária. As equipes continuarão revisando os dados e trabalhando em nosso próximo teste de voo. Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do palco.”
O lançamento de hoje acontece três dias depois do adiamento da primeira tentativa. Na ocasião, Elon Muk haviam informado que uma válvula de pressão parecia estar congelada, o que resultou no adiamento da operação.
A cápsula da Starship deverá transportar astronautas da NASA para a Lua, como parte da missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025. A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos, suprimentos e carga, impulsionada pelo foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros de altura.
Em fevereiro, a SpaceX concluiu com sucesso um teste de “lançamento estático” com o acionamento de todos os 33 motores Raptor do primeiro estágio do foguetes. Este foi o primeiro teste do foguete em sua configuração completa. Com cerca de 17 milhões de libras de empuxo, o Starship tem mais que o dobro dos foguetes Saturn V usados para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua.
@FFO