Sri Lanka recebeu o primeiro Bech King Air 360ER. A Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) recebeu o primeiro bimotor Beechcraft King Air 360ER modificado para operações de vigilância marítima. A aeronave é a primeira de duas deste modelo, doadas pelo governo dos EUA, e entrou em serviço no mês passado, após uma cerimônia oficial de entrega na Base Aérea de Katunayake, no Sri Lanka.
Em comunicado, a SLAF disse que “os 360ER foram fornecidos gratuitamente pelos EUA para fortalecer a capacidade do país de proteger sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE), manter a segurança dentro na Região de Informação de Voo (FIR) do Sri Lanka, além de contribuIr para os esforços de segurança coletiva na região do Oceano Índico”.
Fabricada em 2022 e matriculada SMR-844, a aeronave passou os últimos meses recebendo os equipamentos especiais de missão, como modernos radares e câmeras, os quais também serão usados pela SLAF em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); assistência humanitária e suporte em desastres; monitoração de atividades ilícitas, como tráfico de drogas e pessoas; apoio às operações da Marinha do Sri Lanka; entre outras.
Em fevereiro de 2022, noticiamos que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a transferência de dois King Air 360ER via Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo americano. Parte de uma colaboração de longo prazo entre os EUA e o Sri Lanka, a doação inclui além das aeronaves, suporte técnico e treinamento nos EUA.
Pelos próximos três meses, uma equipe americana fornecerá treinamento adicional na Base Aérea de Ratmalana, no Sri lanka. Após isso o King Air será incorporado ao Esquadrão de Patrulha Marítima 3, em China Bay, Trincomalee.
@FFO