Sri Lanka busca novas aeronaves de transporte e de patrulha marítima. A Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) está trabalhando para modernizar a sua frota e melhorar as capacidades operacionais para enfrentar os desafios futuros. A informação foi divulgada pelo Marechal do Ar Udeni Rajapaksa, Comandante da SLAF em recente entrevista coletiva.
Conforme o Oficial-General, o governo do Sri Lanka apresentou pedidos à USAF para a aquisição de duas aeronaves de transporte C-130 Hércules, para recompor a capacidade de transporte pesado. Atualmente a SLAF possui dois C-130K ex-RAF (matrículas SCH-3402 e SCH-887), ambos com mais de 57 anos de idade.
Conforme noticiamos recentemente, no mês passado a SLAF recebeu dois novos bimotores chineses Harbin Y-12, como parte dos seus esforços de capacitação da frota de transporte.
Estão previstos o recebimento de duas aeronaves de patrulha marítima, sendo um Beechcraft King Air 350 doado pela Força Aérea Real Australiana (RAAF) e um Beechcraft King Air 360ER adquirido dos EUA através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo americano.
“Não pretendemos desenvolver uma enorme força de combate. Precisamos proteger a nossa terra e [consequentemente], ter consciência do domínio marítimo. A paz no Oceano Índico é um dos elementos-chave para o desenvolvimento sustentável do nosso país… Portanto, estamos a olhar para aquisições que estejam em linha com [estes requisitos]”, afirmou o Marechal Rajapaksa.
O Sri Lanka mantém negociações com outras nações para a aquisição de novos helicópteros e aeronaves de treinamento para a formação de pilotos. Além disso, a SLAF busca um contrato de manutenção para sua frota de helicópteros MI-17 com vistas ao suporte aéreo para missões de paz da ONU, que trazem muitos benefícios de retorno ao País.
@FFO