• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, Herói da FEB, completou 100 anos de idade

25 de fevereiro de 2025
Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, Herói da FEB, completou 100 anos de idade (Fotos: Exército Brasileiro).
Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, Herói da FEB, completou 100 anos de idade (Fotos: Exército Brasileiro).

Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, Herói da FEB, completou 100 anos de idade. Uma cerimônia solene e repleta de emoção marcou a homenagem ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Sr. Ademar de Azevedo Mancebo, que completou 100 anos no último dia 15 de fevereiro.

O evento foi realizado na 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) – 9ª Bia AAAe (Es), uma das 11 organizações militares subordinadas ao Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada – GUEs/9ªBda Inf Mtz, no dia 18 de fevereiro, em Macaé/RJ. O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do GUEs/9ªBda Inf Mtz, Coronel Macedo, do Comandante da 9ª Bia AAAe (Es), Capitão Trentini, além de autoridades locais e familiares do Sr. Ademar.

O Sr. Ademar foi voluntário da pátria na luta contra o fascismo, atuando como Cabo do 13º Grupo Ferroviário de Artilharia de Costa. Durante a cerimônia, seus familiares destacaram a importância de manter viva a memória da FEB: “Sr. Ademar é a prova de que nós não precisamos perder a vida para entrar na história. Consideramos ele uma lenda para Macaé e para o nosso país”, afirmou Orlando Pereira – genro do Sr. Ademar.

Em sua homenagem, foi executado o Toque de Presença de Ex-Combatente, sendo prestada a continência ao Sr. Ademar, além do hasteamento da Bandeira Nacional e o desfile em continência da tropa. Aos 100 anos, Sr. Ademar de Azevedo Mancebo segue como um símbolo de coragem e patriotismo, carregando consigo a memória viva de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil.

A FEB teve um papel fundamental na luta contra as forças do Eixo, durante a 2ª Guerra Mundial, deixando um legado de bravura e patriotismo. O Brasil enviou cerca de 25 mil soldados a guerra, brasileiros que lutaram na campanha da Itália entre 1944 e 1945. Passados 80 anos de sua criação, os soldados da Força Expedicionária Brasileira são nossos heróis e serão sempre lembrados!

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login