• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez

23 de outubro de 2021
Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez (Foto: USAF).
Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez (Foto: USAF).

Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez. Dois B-1B Lancer do 9th Expeditionary Bomb Squadron da Dyess AFB , atualmente operando na RAF Fairford, na Inglaterra, conduziram o reabastecimento “quente” (com a aeronave acionada) usando o kit inovador Versatile Integrated Partner Equipment Refueling (VIPER) na Spangdahlem AFB, Alemanha, no dia 11 de outubro.

A Spangdahlem AFB empregou o kit VIPER reabastecendo os B-1s participantes Bomber Task Force (BTF) – Europe 22-1, após a integração dos aliados da OTAN durante uma operação na região do Báltico. Isso marca a primeira vez que o sistema de reabastecimento foi usado fora usual, isto é, com os F-16 Fighting Falcons no teatro de operações da USAF na Europa – África .

“Esperamos que a inovação mude o padrão de como fazemos nosso trabalho”, disse o Master Sgt. Jason Yunker, superintendente de operações do 52nd Logistic Readiness Squadron e co-criador do kit VIPER. “O dia de hoje foi monumental em mostrar a capacidade do kit VIPER de colocar o B-1 no sistema Agile Combat Employment , e com isto, reabastecer não apenas no suporte aos nossos F-16s, mas em qualquer aeronave.”

Em fevereiro de 2021, o kit VIPER foi um dos cinco finalistas no AFWERX Spark Tank e recebeu US$ 1,2 milhão em financiamento para concluir o projeto.

Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez. Sistema usado até então somente em F-16s, foi empregado em dois B-1B, para uma reabastecimento "quente" em solo (Foto: USAF).
Spangdahlem reabastece B-1 com kit VIPER pela 1ª vez. Sistema usado até então somente em F-16s, foi empregado em dois B-1B, para uma reabastecimento “quente” em solo (Foto: USAF).

Em junho de 2020, membros da Força Aérea polonesa ajudaram a abastecer um F-16 da Força Aérea dos EUA durante uma das rotações de destacamento de aviação do 480th Fighter Squadron, usando caminhões de combustível poloneses. Isso marcou a primeira vez que um caminhão de combustível não pertencente à Força Aérea dos EUA foi usado e um grande passo em direção à integração das nações parceiras.

“O conceito de Agile Combat Employment garante que nossos aviadores com múltiplas capacidades possam sustentar e executar missões a partir de locais austeros em toda a Europa”, disse o coronel Leslie Hauck, comandante do 52nd Fighter Wing. “A localização estratégica de Spangdahlem oferece suporte a uma variedade de missões de caça, mobilidade e bombardeiro e os Sabres construindo os avanços inovadores de que nossas forças precisam para apoiar o guerreiro em todos os domínios.”

O apoio da base de Spangdahlem em uma missão BTF, sustenta a Iniciativa de Defesa Europeia, que tem como objetivo desenvolver ativamente novos conceitos de guerra a serem empregados ao lado de aliados e parceiros dos Estados Unidos em todo o teatro europeu.

Fonte: USAF

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login