SpaceX lançou com sucesso o Starship, o maior foguete da história. O megafoguete Starship da SpaceX, maior e mais poderoso veículo espacial já construído na história, decolou com sucesso na manhã deste sábado (18/11) da Starbase, localizada em Boca Chica, no Texas. Milhões de pessoas acompanharam ao vivo na internet o lançamento do Starship que tem nada menos de 120 metros de altura.
O Starship é composto de dois estágios, o módulo propulsor chamado “Super Heavy” com 33 motores Raptor e 70 metros de altura, e o módulo de transporte “Starship” (que dá nome ao foguete) com 50 metros de altura, seis motores e projetada para transportar pessoas, equipamentos e carga.
Com cerca de 17 milhões de libras de empuxo, o megafoguete Starship tem mais que o dobro de potência do Saturn V, utilizados pela NASA para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua nas décadas de 1960 e 1970.
O lançamento ocorreu sete meses após o teste de abril, que terminou com a explosão dos dois módulos (veja mais aqui). Para o teste integrado deste sábado, foram utilizados os protótipos “Booster 9” para o Super Heavy e “Ship 25” para o módulo de transporte Starship, que não seriam reaproveitados em outros voos de testes.
A decolagem ocorreu às 10h05 (horário de Brasília), e cerca de 2min50s após ocorreu a separação dos dois estágios. O previsto era que o “Booster 9” do Super Heavy caísse em um local programado no Golfo do México, no entanto ele foi destruído em uma explosão inesperada.
Após a separação, o módulo de transporte “Ship 25” (Starship) teve seus seis motores acionados normalmente e seguiu a sua trajetória para uma altitude de aproximadamente 235 km na órbita baixa da Terra. O previsto era que ele pousasse na costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai, mas também foi destruído em voo.
Apesar da destruição dos módulos de teste, a missão foi considerada um sucesso, principalmente pela separação de ambos – que ocorreu exatamente como previsto – e pelo funcionamento perfeito dos motores e outros sistemas do foguete.
Lua e Marte
Projetado especialmente para levar pessoas e cargas para Marte, o Starship também deverá ser usado em outras operações como transporte da próxima geração de satélites Starlink 2.0 da SpaceX, e pela NASA na missão Artemis III, que pretende levar astronautas para a Lua no final de 2025.
@FFO