SpaceX adia mais uma vez o lançamento do X-37B da USAF. A Space X anunciou o cancelamento temporário da missão do seu foguete Falcon Heavy, que levaria o drone espacial X-37B da USAF para a sua sétima missão orbital. Em comunicado no X, a empresa informou “verificações adicionais de sistema” como motivo do novo atraso da missão USSF-52.
“Agora, a previsão é que o lançamento do Falcon Heavy com o USSF-52 da Flórida, não ocorra antes de 28 de dezembro”, disse ele a SpaceX.
Inicialmente previsto para ocorrer em 07 de dezembro, o Falcon Heavy teve a sua janela de lançamento cancelada de última hora, devido à meteorologia desfavorável no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Nesta missão, o foguete da SpaceX levaria para órbita terrestre o X-37B na sua 7ª missão OTV (Orbital Test Vehicle).
Em 2018, a SpaceX recebeu um contrato de US$ 130 milhões para realizar a missão USSF-52, previamente prevista para ocorrer em 2021, mas que sofreu diversos atrasos por imprevistos com a carga e com disponibilidade do veículo lançador.
A USSF-52 é uma missão conjunta da USAF e da Força Espacial dos EUA (USSF), e seu objetivo é a realização de uma ampla gama de testes, incluindo a operação do avião espacial X-37B em novos regimes orbitais. Além disso, realizará experiências com tecnologias de reconhecimento do domínio espacial e observação dos efeitos da radiação de longa duração em materiais e sementes de plantas fornecidas pela NASA.
O último voo espacial do X-37B (missão OTV-6) foi lançada em maio de 2020 pelo foguete Atlas 5 da United Launch Alliance. O drone retornou para a Terra em novembro de 2022, depois de passar 908 dias em órbita, estabelecendo um novo recorde de permanência no espaço.
Produzido pela Boeing e NASA, o X-37B é um derivado da primeira versão (X-37A), projetada no final da década de 1990 para ser lançada pelos ônibus espaciais. O programa posteriormente foi transferido para o Departamento de Defesa. Atualmente existem duas espaçonaves X-37B projetadas para missões de 270 dias em órbita, mas que já ultrapassaram – e muito – essa marca desde o sua primeira operação em 2010.
Fonte: USSF
@FFO