A Sierra Nevada Corporation (SNC) revelou em 14 de dezembro que foi selecionada para integrar a atualização do datalink tático Link 16 na frota Lockheed Martin EC-130J Commando Solo da Guarda Aérea Nacional (ANG).
A SNC fornecerá e integrará um pacote de comunicações seguras que inclui o Link 16 line-of-sight (LOS) tactical datalink. A empresa afirma que irá equipar rapidamente o Commando Solo com este pacote, alavancando sua experiência em engenharia e integração do programa Airborne Mission Networking (AbMN).
Jim Ickes, vice-presidente de Programas da área de negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Aviação e Segurança da SNC, disse:
“O EC-130J é o primeiro programa de integração da nossa equipe [ANG]. Este é um resultado direto de nosso sucesso em adicionar novos recursos a muitas outras plataformas, o que certamente nos ajuda a crescer e diversificar em toda a comunidade da Força Aérea”.
A integração da capacidade LOS do Link 16 é vista como um componente crítico para aumentar a consciência situacional das plataformas da USAF e do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC – Air Force Special Operations Command ). O datalink tático permite que recursos aéreos, terrestres e navais troquem dados quase em tempo real, criando uma imagem operacional comum a todo no campo de batalha.
O EC-130J Commando Solo é uma variante da família C-130J Super Hercules da Lockheed Martin, que foi modificada para conduzir operações psicológicas. No cumprimento desta função, a aeronave é encarregada de realizar operações de apoio à informação militar (MISO – Military Information Support Operations) e transmissões de assuntos civis em rádio FM, televisão e bandas de comunicação militar. A USAF opera sete EC-130J, todos operados pelo ANG’s 193rd Special Operations Squadron (SOS) – ANG da Pensilvânia, a partir do Aeroporto Internacional de Harrisburg em Middletown.
@CAS