• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

SNC vai integrar o Link 16 LOS nos EC-130J da ANG

18 de dezembro de 2020

An EC-130J Commando Solo aircraft taxis down the runway from a base in Southwest Asia. The EC-130J conducts information operations and civil affairs broadcasts in AM, FM, HF, TV and military communications bands in support of Operation Enduring Freedom and Operation Iraqi Freedom. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Tia Schroeder)

EC-130J Commando Solo taxia em uma base do sudoeste asiático (Foto: USAF/Staff Sgt. Tia Schroeder).

A Sierra Nevada Corporation (SNC) revelou em 14 de dezembro que foi selecionada para integrar a atualização do datalink tático Link 16 na frota Lockheed Martin EC-130J Commando Solo da Guarda Aérea Nacional (ANG).

A SNC fornecerá e integrará um pacote de comunicações seguras que inclui o Link 16 line-of-sight (LOS) tactical datalink. A empresa afirma que irá equipar rapidamente o Commando Solo com este pacote, alavancando sua experiência em engenharia e integração do programa Airborne Mission Networking (AbMN). 

Jim Ickes, vice-presidente de Programas da área de negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Aviação e Segurança da SNC, disse:

“O EC-130J é o primeiro programa de integração da nossa equipe [ANG]. Este é um resultado direto de nosso sucesso em adicionar novos recursos a muitas outras plataformas, o que certamente nos ajuda a crescer e diversificar em toda a comunidade da Força Aérea”.

A ANG opera sete EC-130J Commando Solo (Foto: USAF/Senior Airman Zoe M Wockenfuss).

A integração da capacidade LOS do Link 16 é vista como um componente crítico para aumentar a consciência situacional das plataformas da USAF e do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC – Air Force Special Operations Command ). O datalink tático permite que recursos aéreos, terrestres e navais troquem dados quase em tempo real, criando uma imagem operacional comum a todo no campo de batalha.

O EC-130J Commando Solo é uma variante da família C-130J Super Hercules da Lockheed Martin, que foi modificada para conduzir operações psicológicas. No cumprimento desta função, a aeronave é encarregada de realizar operações de apoio à informação militar (MISO – Military Information Support Operations) e transmissões de assuntos civis em rádio FM, televisão e bandas de comunicação militar. A USAF opera sete EC-130J, todos operados pelo ANG’s 193rd Special Operations Squadron (SOS) – ANG da Pensilvânia, a partir do Aeroporto Internacional de Harrisburg em Middletown.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login