

SNC revela jato bimotor Freedom para concorrer ao UJTS da US Navy. A empresa americana Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou oficialmente o Freedom Trainer durante o simpósio Tailhook 2025, visando concorrer ao Undergraduate Jet Training System (UJTS), que vai substituir a frota de T-45C Goshawk da US Navy.
O projeto, totalmente novo, é apresentado como uma aeronave econômica com capacidades avançadas de treinamento embarcado, que a US Navy havia eliminado de seus requisitos formais.
O Freedom é a única aeronave na corrida UJTS capaz de realizar voos de toque e arremetida em porta-aviões e Práticas de Pouso em Porta-Aviões de Campo (FCLP — Field Carrier Landing Practice) até o pouso completo enganchado. Ele foi projetado com uma vida útil de 16.000 horas, custos de motor 40% menores do que os atuais treinadores da Marinha e uma arquitetura modular de sistemas abertos, garantindo a capacidade de atualização a longo prazo sob o controle da Marinha.

A SNC afirma que a duração das surtidas é até 40% maior, proporcionando mais treinamento com menor custo geral do ciclo de vida. Jon Piatt, vice-presidente executivo da SNC, descreveu o projeto como o ápice de quatro décadas de apoio à Marinha. “Estamos orgulhosos de oferecer uma solução de treinamento que atende às necessidades atuais e antecipa as demandas futuras”, disse ele.
A Família de Sistemas Freedom Trainer é apoiada por um consórcio de parceiros aeroespaciais líderes, posicionando-se como uma adição disruptiva à base industrial de defesa dos EUA.
Apesar de não fazer parte da atual Família, a Turquia não é um tão estranha para esta aeronave. Durante a gestão de Muharrem Dörtkaşlı, que foi o CEO há duas gestões na Turkish Aerospace (TAI), um acordo foi assinado com a SNC, no qual as duas empresas desenvolveriam em conjunto uma aeronave para atender à exigência de treinamento da USAF, que também seria oferecida à Força Aérea Turca (TuAF).

A aeronave deveria desafiar vários concorrentes fortes, como o T-50, o BAE Hawk, M346, além do vencedor do programa TX da USAF, o T-7 Red Hawk, desenvolvido em conjunto pela Boeing e pela Saab — que ainda luta com problemas não resolvidos. A principal razão por trás dessa expectativa entre SNC e TAI, era a demanda dos EUA por uma solução econômica com um orçamento apertado, mas o resultado não se materializou.
Mais tarde, sob a liderança de Temel Kotil, a TAI encerrou a cooperação com a SNC e, em vez disso, lançou o projeto Hürjet, hoje em franco desenvolvimento. Sem a TAI, a SNC não pôde dar continuidade ao programa Freedom, que foi arquivado por um tempo antes de ser reativado para a US Navy.

Agora renascido, o Freedom enfrenta forte concorrência na competição UJTS, mas a SNC está apostando em sua combinação de recursos específicos navais, economia de custos e longa vida útil para garantir a próxima geração de aeronaves de treinamento da Marinha dos EUA.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS