• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Smithsonian x NASA: a briga pela posse do ônibus espacial Discovery

11 de julho de 2025
Smithsonian x NASA: a briga pela posse do ônibus espacial Discovery. Foto: Space.com.

Smithsonian x NASA: a briga pela posse do ônibus espacial Discovery. Uma disputa curiosa entre a NASA e a cadeia de museus do Smithsonian Institution pela posse do ônibus espacial Discovery ganhou um reforço de peso: o presidente Donald Trump.

Após ser doado ao Smithsonian e ter sido incorporado ao acervo em abril de 2012, a NASA, com apoio de legisladores texanos, esta tentando há anos reverter a doação. O Discovery substitui o Enterprise, que já estava em exibição no Instituto Smithsoniano no Steven F. Udvar-Hazy Center, na Virginia.

A sede da NASA, em Houston, no Texas, não ficou com nenhum dos três ônibus espaciais remascantes (OV-103 Discovery, OV-104 Atlantis e OV 105 Endeavour) e nem com o protótipo conceito (OV-101 Enterprise). Vale lembrar que houve dois acidentes, com o OV-099 Challenger e OV-102 Columbia.

SCA 747-112SP N905NA N905NA com o OV-103 Discovery chegando ao Aeroporto Internacional Washington Dulles em 17 de abril de 2012, para seguir para o Smithsonian. Foto: Wikipédia.
SCA 747-112SP N905NA N905NA com o OV-103 Discovery chegando ao Aeroporto Internacional Washington Dulles em 17 de abril de 2012, para seguir para o Smithsonian. Foto: Wikipédia.

Depois de alguns anos de disputa, os legisladores do Texas estão um passo mais perto de arrebatar o valioso ônibus espacial. Em 1 de julho de 2025, o Senado dos EUA incluiu no seu projeto de lei orçamental que transferiria o Discovery do Smithsonian para o Museu do Centro Espacial de Houston, no Texas. 

O presidente Donald Trump sancionou no dia 4 de julho o chamado “One Big Beautiful Bill” (Projeto de Lei Único e Bonito), um dia após a legislação ter sido aprovada por uma pequena margem no Congresso, com apoio somente dos republicanos. No projeto de lei de 900 páginas, há uma cláusula adicionada pelos senadores do Texas para transferir um “veículo espacial” para um centro da NASA “envolvido na administração do Programa Espacial” e “colocá-lo em exibição pública”.

O Centro Espacial Johnson, sede das operações de missões humanas e do corpo de astronautas da NASA, desempenhou um papel importante no programa de ônibus espaciais de 1981 a 2011. Os legisladores do Texas há muito se irritam por não receberem um orbitador para exibição pública após a aposentadoria dos veículos devido a preocupações com a segurança.

Uma provisão inserida no enorme projeto de lei de impostos e gastos aprovado pelo Congresso no início deste mês fornece US$ 85 milhões para realocar o Ônibus Espacial Discovery do Steven F. Udvar-Hazy Center do Smithsonian, para o Houston. O dinheiro aparentemente pagaria pela mudança e construção de um novo prédio para exibi-lo no Centro de Visitantes do Centro Espacial Johnson da NASA, embora as estimativas de custo para isso sejam muito maiores.

OV-103 Discovery sendo lançado em 24 de fevereiro de 2011 para a “last mission”. Foto: NASA.
OV-103 Discovery sendo lançado em 24 de fevereiro de 2011 para a “last mission”. Foto: NASA.

“Houston tem sido há muito tempo a pedra angular do programa de exploração espacial humana do nosso país e já passou da hora de a Cidade Espacial receber o reconhecimento que merece ao trazer o Ônibus Espacial Discovery para casa”, disse o senador John Cornyn.

Calma, rebate a Smithsonian Institution, que está lutando para manter seu cobiçado ônibus espacial perto da capital do país, onde é visto por mais de 1 milhão de visitantes todos os anos. Transportar o Discovery seria extremamente complicado, já que ambos os Shuttle Carrier Aircraft (SCA) Boeing 747 modificados que transportavam ônibus espaciais foram aposentados O 747-112SP N905NA está preservado desde 2013 no Space Center Houston. Já o B747SR-46 N911NA está em exibição no Joe Davies Heritage Airpark em Palmdale, Califórnia, em junho de 2015.

Funcionários do museu afirmam que transportar o ônibus espacial por terra e barcaça custaria mais de US$ 300 milhões e poderia danificar o OV-103.

“Seria sem precedentes para o Congresso remover um objeto de uma coleção do Smithsonian e enviá-lo para outro lugar”, disse o Smithsonian, que recebe cerca de 60% de seu financiamento do governo federal, em um memorando aos legisladores no Capitólio. 

O memorando também observou que a propriedade do Discovery foi transferida pela NASA para o Museu do Ar e do Espaço. “O Smithsonian não administra nossas coleções como propriedade governamental sujeita às regras federais de descarte de propriedade; nossos registros, políticas e procedimentos as tratam como objetos ‘de confiança’ sujeitos ao controle do Smithsonian”. O Smithsonian é dono do ônibus espacial e o Texas e a NASA “não têm o direito legal de transferir o Discovery para Houston”.

Realmente é algo inusitado e beira a uma briga de egos entre políticos. Presente dado — pois foi doado, não pode ser retomado. O Smithsonian National Air and Space Museum é conhecido por suas diversas exposições de aeronaves e artefatos espaciais, incluindo o Enola Gay e o protótipo do Boeing 707, além do próprio Discovery. 

O OV-103 Discovery

O Space Shuttle Discovery OV-103 (Orbiter Vehicle 103)é o terceiro de cinco orbitadores espaciais operacionais a serem construídos, ele fez sua primeira missão, STS-41-D, em 30 de agosto a 5 de setembro de 1984, tendo ido ao espaço 39 vezes em 27 anos de serviço, completado em 2011.

Ele desempenhou papéis importantes, como o lançamento do Telescópio Espacial Hubble e a participação na construção da Estação Espacial Internacional. Também esteve envolvido em missões significativas, incluindo a implantação do Telescópio Espacial Hubble e o retorno ao voo após os desastres do Challenger e do Columbia.

O OV-103 Discovery foi lançado em 24 de fevereiro de 2011 para a missão STS-133, que durou quase 13 dias. Ao pousar em 9 de março de 2011 ele foi desativado. A NASA ofereceu o Discovery ao Museu Nacional do Ar e Espaço da Smithsonian Institution para exibição pública e preservação, após um processo de descontaminação de um mês.

O Discovery foi transportado para o Aeroporto Internacional Washington Dulles em 17 de abril de 2012, a bordo do SCA Boeing 747-112SP N905NA, sendo transferido para o Udvar-Hazy no dia 19 de abril, onde uma cerimônia de boas-vindas foi realizada.

Além do Discovery, o Atlantis está em exposição no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral; o Endeavour está no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles; e o protótipo Enterprise, que nunca voou no espaço, está no Museu Intrepid, em Nova York. Dois outros ônibus espaciais, o Challenger e o Columbia, foram destruídos em acidentes fatais em 1986 e 2003, respectivamente.

Atlantis é o único orbitador que ainda pertence à NASA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login