A Airbus informou hoje – 14/01, que concluiu com sucesso a primeira principal fase do projeto Skynet 6A, com a realização da Revisão Preliminar de Design (PDR – Preliminary Design Review). O projeto agora passa para a próxima fase – Revisão Crítica do Projeto (CDR – Critical Design Review).
“Esta é uma excelente notícia e demonstra nosso compromisso conjunto de trabalhar em parceria para cumprir o cronograma do programa. O progresso que estamos fazendo na construção do satélite militar de próxima geração do MoD do Reino Unido e chegando a este estágio, apesar das restrições atuais, realmente destaca a relação de trabalho forte e flexível que construímos com a equipe de Defesa Digital. Skynet 6A, a ser construída inteiramente no Reino Unido, aumentará significativamente a capacidade milsatcoms do Reino Unido, com base na herança dos quatro satélites Skynet 5 que também foram construídos pela Airbus, e que ainda estão operando perfeitamente em órbita”.
Richard Franklin, Diretor Executivo da Airbus Defense and Space UK.
A Skynet 6A ampliará e aprimorará a frota da Skynet. O contrato assinado com o MOD do Reino Unido em julho de 2020 envolve o desenvolvimento, fabricação, proteção cibernética, montagem, integração, teste e lançamento de um satélite militar de comunicações, planejado para ser lançado em 2025. O contrato também cobre programas de desenvolvimento de tecnologia, novos sistemas seguros de telemetria, rastreamento e comando, lançamento, teste em órbita e atualizações de segmento de solo para o sistema Skynet 5 atual. O valor do contrato supera a cifra de £ 500 milhões.
O programa Skynet 5 que precedeu o atual Skynet 6A, foi fornecido pela Airbus como um contrato de terceirização de serviço completo, que deu ao MOD do Reino Unido um conjunto de serviços de comunicações militares altamente robustos, confiáveis e seguros em 2003. A Airbus está envolvida em todas as fases da Skynet desde 1974 demonstrando um forte compromisso da empresa com o Reino Unido.
O programa começou usando os satélites Skynet 4 para, em seguida, ser ampliando com uma rede terrestre totalmente remodelada antes de lançar os satélites Skynet 5A, 5B, 5C e 5D entre 2007 e 2012. O programa Skynet 5 reduziu ou removeu muitos dos riscos técnicos para o MOD, ao mesmo tempo que garantiu comunicações via satélite seguras para as forças do Reino Unido.
O satélite Skynet 6A é baseado na plataforma de satélite de telecomunicações Eurostar Neo da Airbus. O satélite contará com propulsão elétrica que aumenta a órbita, bem como sistemas de manutenção de estações elétricas para o máximo custo-benefício. A integração completa do satélite ocorrerá nas instalações da Airbus no Reino Unido, seguida de testes usando nas instalações RAL Space em Harwell em Oxfordshire, apoiando a iniciativa da Agência Espacial do Reino Unido para produção e suporte de um satélite britânico.
@CAS