• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sky Shield II: treinamento de interoperabilidade

16 de março de 2021

A U.S. Air Force in-flight refueling specialist, attached to the 908th Expeditionary Air Refueling Squadron, lowers the boom in order to provide fuel to both Qatar Emiri Air Force and French Air Force Rafale aircraft participating in Exercise Sky Shield II, March 1st, 2021. Exercise Sky Shield II brought together members of the United States Air Force, Qatar Emiri Air Force and the French Air Force to demonstrate their enduring and resolute partnership, and to demonstrate the promise for future interoperability throughout the U.S. Central Command area of responsibility. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Taylor Harrison)

Aeronaves Boeing F-15E da USAF e Dassault Rafale do Qatar Emiri Air Force e do Armée del'Air no Exercício Sky Shield II em 1º de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).
Aeronaves Boeing F-15E da USAF e Dassault Rafale do Qatar Emiri Air Force e do Armée del’Air no Exercício Sky Shield II em 1º de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).

Sky Shield II: treinamento de interoperabilidade. Membros da 379th Air Expeditionary Wing (AEW), 380th AEW, 332nd AEW da USAF, da Força Aérea Qatar Emiri (QEAF – Qatar Emiri Air Force) e Força Aérea Francesa (Force e do Armée del’Air) participaram do Exercício Sky Shield II na Base Aérea de Al Udeid, Qatar, de 1 a 3 de março de 2021.

O exercício permitiu à membros de todos as três as nações da coalizão praticarem reabastecimento em voo (REVO) com membros do 380th AEW, ao mesmo tempo em que realizavam treinamento de Defensive Counter-Air Combat Patrol (DCA CAP), foco do primeiro exercício Sky Shield, conduzido em dezembro de 2020.

“O emprego de um DCA O CAP tem como objetivo proteger um ativo e derrotar um adversário. As operações DCA envolvem a integração de armas, sensores e comunicações para proteger as forças amigas e os interesses estratégicos de ameaças aéreas e de mísseis”.

Cap James McCarthy – 379th USAF

Um especialista em reabastecimento em voo da Força Aérea dos EUA, vinculado ao 908th Expeditionary Air Refueling Squadron, fornece combustível para as aeronaves da Qatar Emiri Air Force e do Armée del'Air no Exercício Sky Shield II em 1º de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).
Um especialista em reabastecimento em voo da Força Aérea dos EUA, vinculado ao 908th Expeditionary Air Refueling Squadron, fornece combustível para as aeronaves da Qatar Emiri Air Force e do Armée del’Air no Exercício Sky Shield II em 1º de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).

Essa iteração marcou a primeira vez que a QAEF tripulou as duas extremidades dos procedimentos do CAP do DCA ao mesmo tempo em que operava contra um adversário simulado. O 332nd AEW enviou Boeing F-15E Strike Eagles para participar como um adversário simulado, permitindo que os participantes do exercício aplicassem procedimentos em um ambiente contestado.

Os objetivos dos exercícios do primeiro evento Sky Shield melhoraram desta vez com a familiaridade adicional entre os parceiros. Um desses sucessos foi a integração da rede de comunicação de enlace de dados (datalink) Link-16.

Uma KC-10A da USAF reabastece um Rafale da Força Aérea Francesa no Exercício Sky Shield II, em 3 de março de 2021. O Exercício Sky Shield II reuniu membros da Força Aérea dos Estados Unidos, Força Aérea Qatar Emiri e Força Aérea da França (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).
Uma KC-10A da USAF reabastece um Rafale da Força Aérea Francesa no Exercício Sky Shield II, em 3 de março de 2021. O Exercício Sky Shield II reuniu membros da Força Aérea dos Estados Unidos, Força Aérea Qatar Emiri e Força Aérea da França (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).

“Conseguimos usar o Link-16 com sucesso neste exercício com os catarianos. Ter a capacidade de enviar e receber mensagens no link e transmitir faixas em uma rede de exercícios é um pequeno passo para colocar os catarianos na rede operacional que usamos diariamente”.


Cap James McCarthy – 379th USAF

Esses exercícios das Forças dos EUA e do Catar fornecem lições valiosas enquanto o Catar ajusta sua defesa do espaço aéreo em preparação para a Copa do Mundo de 2022. Como convidada e parceira, USAF fornece oportunidades de exercícios que ajudarão o Centro de Operações Aéreas do Catar, o Ground Control Intercept e os caças se integrarem para proteção do seu espaço aéreo e missões na região do Oriente Médio. 

REVO de um F-15E americano durante o Exercício Sky Shield II  (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).
REVO de um F-15E americano durante o Exercício Sky Shield II (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).

O exercício é uma extensão dos eventos de interoperabilidade realizados no ano passado. Catar trabalha com os EUA para treinar pilotos e operar em um ambiente integrado, enquanto se prepara para receber os F-15QA da Boeing, um variante do F-15 Eagle projetada especificamente para a QAEF.

“Quanto mais cooperarmos juntos, mais eficazes seremos quando executarmos operações juntos no futuro. Isso envia uma mensagem ao mundo de que os EUA e o Catar são parceiros próximos e continuarão próximos no futuro previsível.”

Major Eric Vanley da USAF – Equipe de Ligação de Defesa Aérea do Catar do U.S. Air Forces Central.

Três Rafale da Força Aérea do Emmirado do Qatar voam ao lado de uma aeronave Extender KC-10 da Força Aérea dos EUA durante o Exercício Sky Shield II em 3 de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).
Três Rafale da Força Aérea do Emmirado do Qatar voam ao lado de uma aeronave Extender KC-10 da Força Aérea dos EUA durante o Exercício Sky Shield II em 3 de março de 2021 (Foto: USAF/Staff Sgt. Taylor Harrison).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login