Sistema MSHORAD da Saab realiza demonstração de tiro real. A Saab realizou o primeiro disparo real do sistema de Defesa Antiaérea Móvel de Baixa Altura (MSHORAD — Mobile Short-Range Air Defence) para várias delegações internacionais. Em uma série de disparos, o sistema identificou, rastreou e engajou vários alvos.
Os disparos ocorreram em 30 de agosto em Karlskoga, na Suécia. Clientes em potencial de 15 nações participaram da demonstração de tiro real. Um total de cinco disparos bem-sucedidos foram realizados a partir de uma Unidade de Tiro Móvel RBS 70 NG instalada na viatura MARS-S330 contra diversos alvos, incluindo um drone e uma estrutura de helicóptero. Durante um cenário de tiro, o aparelho de pontaria montado na viatura foi retirado e reconfigurado como uma Unidade de Tiro portátil. Um tiro noturno também foi realizado contra um alvo rebocado.
“Esses disparos bem-sucedidos provam que temos uma solução de defesa antiaérea móvel totalmente completa e operacional. Os testes destacam o valor de uma única empresa ser capaz de fornecer tudo, desde radar até a Unidade de Tiro, incluindo uma solução para o Comando e Controle (C2) das ações. A combinação do nosso radar Giraffe 1X com a Unidade de Tiro móvel RBS 70 NG é perfeita para uma solução com alcance, cobertura de altitude e detecção de excelência”, diz Stefan Öberg, chefe da unidade de negócios Missile Systems da Saab.
O MSHORAD é a resposta da Saab à nova era do campo de batalha, com ameaças aéreas evoluídas, como o advento de drones, veículos aéreos não tripulados e outras armas aéreas avançadas. O MSHORAD é uma solução integrada à viatura que pode identificar, combater e neutralizar ameaças aéreas de forma rápida, eficaz e decisiva. O sistema consiste na Unidade de Radar Móvel, baseada no radar Giraffe 1X, a Unidade de Tiro Móvel, baseada no RBS 70 NG, todas conectadas ao Sistema C2 da Saab.
Fonte: Saab
@CAS