Sistema IAMD — IBCS para a Polônia. O Departamento de Estado determinou a aprovação de uma possível venda militar estrangeira ao governo da Polônia do Integrated Air and Missile Defense (IAMD) Battle Command System (IBCS). O Sistema Integrado de Comando de Batalha de Defesa Aérea e Mísseis (IAMD) (IBCS) e equipamentos relacionados está avaliados em US$ 15 bilhões.
A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa (Defense Security Cooperation Agency — DSCA) entregou hoje a certificação necessária, notificando o Congresso sobre esta possível venda. O Governo da Polônia solicitou a compra da fase dois de um programa de duas fases do IAMD — IBCS habilitado para o Patriot Configuration-3+ com sensores e componentes modernizados, incluindo: 48 Estações de Lançamento PATRIOT M903; até 644 mísseis RTX MIM-104 Patriot Advanced Capability (PAC) 3 Missile Segment Enhanced (MSE); 48 Kits de rede de interface de inicialização (LINKs — Launcher Interface Network Kits); 12 Sensores de Defesa Aérea e de Mísseis de Nível Inferior (LTAMDS — Lower Tier Air and Missile Defense Sensors); e 12 Grandes Sistemas Táticos de Potência (LTPS — Large Tactical Power Systems) para o LTAMDS.
Também está incluído o equipamento de comunicação; ferramentas e equipamentos de teste; equipamento de apoio; geradores; peças de reposição; peças de reparo; receptores do Sistema de Posicionamento Global PPS (SAASM); kits de modificação; governo dos EUA e empreiteiros técnicos, de engenharia, e serviços de apoio logístico para planejamento, execução, integração de sistemas e check-out (SICO), atividades de teste de voo, suporte de escritório de campo e treinamento; e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa. O custo total estimado do programa é de US$ 15 bilhões.
Os contratantes principais serão Raytheon Corporation, Andover, MA; Lockheed-Martin Missiles and Fire Control, Grand Prairie, TX e outro fabricante de equipamento original a ser selecionado para desenvolver e produzir grupos geradores para o LTPS. A implementação desta proposta de venda exigirá aproximadamente 40 representantes do governo dos EUA e/ou 45 representantes de empreiteiros para viajar para a Polônia por um período prolongado para desprocessamento/desenvolvimento de equipamentos, verificação do sistema, treinamento e assistência técnica e logística apoiar.
Parte deste investimento feito para proteger a Polônia e a fronteira leste da OTAN de um eventual conflito ou intervenção russa, advindo após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
@CAS