Sistema de gerenciamento de energia para o módulo Lunar Gateway será da Airbus. A Airbus Crisa, empresa afiliada do Grupo Airbus, assinou um contrato para o desenvolvimento do sistema de Gestão e Distribuição de Energia (PMAD – Power Management and Distribution ) para o Posto Avançado de Habitação e Logística (HALO – Habitation and Logistics Outpost) com a Northrop Grumman.
A Airbus Crisa é uma empresa espanhola fundada em 1985 para projetar e fabricar equipamentos eletrônicos e softwares para aplicações espaciais e projetos de engenharia para estações terrestres. Está totalmente integrado à Airbus Defence and Space. A nova estação Lunar Gateway, com lançamento previsto para 2024, terá inicialmente dois módulos e será expandida em anos sucessivos para cinco módulos. A estação destina-se a servir como um laboratório espacial, bem como um posto logístico intermediário para futuras viagens à superfície da Lua e a Marte.
Os dois módulos iniciais são conhecidos como PPE e HALO. O PPE (Power and Propulsion Element) possui painéis solares que alimentam a estação e propulsores que permitem manter uma órbita estável ao redor da Lua. HALO é o módulo do Posto Avançado de Habitação e Logística onde os astronautas viverão durante os 40 dias estimados das primeiras missões.
“Este contrato no valor de mais de US$ 50 milhões reflete nossa capacidade de fornecer equipamentos espaciais altamente especializados para fabricantes globais e é nossa primeira contribuição para o Gateway orbital da Lua, que faz parte do programa Artemis da NASA para retornar à Lua”, disse Fernando Gómez- Carpintero, CEO da Airbus Crisa.
“Este é um passo emocionante, pois a Airbus Crisa está projetando o PMAD para se tornar o sistema de gerenciamento de energia modular padrão para todas as futuras estações espaciais e veículos humanos. Fornecemos uma solução disruptiva, com um conceito arquitetônico nunca antes visto no setor. Isso estabelece as bases para um novo padrão internacional, colocando a empresa na vanguarda do setor”, completou.
O PMAD possui quatro unidades de energia e fará a gestão da energia elétrica dos painéis solares do Elemento de Potência e Propulsão (Power and Propulsion Element). Ele distribuirá a energia para os equipamentos de bordo e o restante da estação conforme necessário, sempre garantindo a segurança da tripulação a bordo. O PMAD alimentará o sistema de suporte à vida, a iluminação interna, os sistemas de comunicação e os experimentos científicos. Isso garantirá que a bateria do HALO permaneça em níveis ideais e esteja pronta para uso quando os painéis não receberem luz solar suficiente. O PMAD também deve fornecer energia aos veículos visitantes quando eles atracarem.
Fonte: Airbus
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS