Singapura concluiu Exercício Wallaby 2021 em território australiano. Entre 13 de setembro e 21 de outubro, as Forças Armadas de Singapura (SAF) realizaram o Exercício Wallaby 2021, na Área de Treinamentos de Shoalwater Bay (SWBTA), em Queensland, Austrália. A manobra envolveu cerca de 580 militares, do Exército, da Marinha (RSN) e da Força Aérea da República de Singapura (RSAF).
Durante o exercício, foram conduzidas missões coordenadas em grande escala para fortalecer a integração entre as três Forças. Fora realizados disparos reais por helicópteros AH-64D Apache, lançamentos aéreos pelos C-130 Hércules, transportes entre os navios e as tropas em terra, aterrissagem em convés e transporte de cargas pesadas pelos helicópteros CH-47F e reabastecimento do RSS Endeavour.
Com uma área de aproximadamente quatro vezes o tamanho de Singapura, o SWBTA permite que a SAF conduza um treinamento integrado em grande escala entre as três Forças, para exercer as suas capacidades e manter as tropas adestradas.
O Diretor Aéreo do Exercício Wallaby 21, Coronel Sherman Ong disse: “A vasta extensão da área de treinamento nos deu a oportunidade de realizar treinamentos que não podem ser replicados em Singapura. A complexidade e os desafios do o terreno permitiu à RSAF aprimorar nossas competências operacionais e realizar treinamentos integrados essenciais com nossos colegas do Exército e da Marinha.”
A SAF trabalhou em estreita colaboração com a Força de Defesa Australiana (ADF) para garantir que os protocolos de saúde e segurança do COVID-19 estivessem em vigor para a realização segura do exercício. Algumas das medidas de gestão segura incluíram a vacinação do pessoal SAF que participa do exercício, cumprindo uma ordem de restrição de movimento antes de sua implantação, testes de PCR pré e pós-implantação, seguindo um itinerário controlado na Austrália para minimizar a interação com a população local, além de cumprir as medidas de saúde e segurança vigentes na Austrália para minimizar o risco de transmissão do vírus. Todos os participantes também estarão sujeitos aos protocolos nacionais vigentes após seu retorno a Singapura.
A retomada do Exercício Wallaby neste ano, após a suspensão em 2020 devido à pandemia COVID-19, é uma prova da confiança e cooperação entre nossas forças armadas, bem como das relações de defesa bilaterais de longa data entre Singapura e Austrália. Inaugurado em 1990, o Exercício Wallaby oferece oportunidades de treinamento realistas e desafiadoras para a SAF aprimorar suas competências operacionais.
A SAF e a ADF têm uma longa história de cooperação militar, com extensas interações por meio de exercícios bilaterais e multilaterais, intercâmbios profissionais, frequência cruzada de cursos e implantações operacionais conjuntas. Em particular, um progresso constante foi feito no desenvolvimento conjunto de áreas de treinamento e instalações de treinamento avançado no centro e norte de Queensland sob a Parceria Estratégica Abrangente Singapura-Austrália.
Fonte: Ministério da Defesa de Singapura
@FFO