Singapura conclui upgrade dos seus caças F-16C/D Fighting Falcon. O Ministério da Defesa de Singapura (MINDEF) anunciou em 23/09 que concluiu a modernização dos Lockheed Martin F-16C/D Fighting Falcon. Os caças da Força Aérea da República de Singapura (RSAF) passaram pela Atualização de Meia Vida (MLU – Mid Life Upgrade), com o objetivo de mantê-los operando até meados da década de 2030.
De acordo com o comunicado, os F-16 passaram por uma completa revisão, receberam novos aviônicos, um avançado radar eletrônico de varredura ativa (AESA) de maior alcance e capacidade para rastrear múltiplos alvos, além da integração de modernos armamentos, como o avançado míssil ar-ar Rafael Python-5.
“Essas atualizações permitem que nossos F-16 enfrentem um espectro mais amplo de ameaças aéreas”, disse o comunicado do MINDEF. “O novo radar estendeu o alcance de detecção, permitindo que F-16 visualize e ataque alvos mais distantes. Com os múltiplos modos o novo radar também proporciona maior flexibilidade operacional e melhora a eficiência, mesmo em condições desordenadas”, acrescentou.
A modernização envolveu a integração do sistema de comunicação de dados Link-16, o que permite o compartilhamento de informações de alvos entre aeronaves e comandos terrestres. Além disso, os F-16 receberam um conjunto atualizado de Guerra Eletrônica (EW) que permite detectar, identificar e combater ameaças inimigas usando um sistema integrado de suporte eletrônico com receptor de alerta, bloqueador de radar e de contramedidas com dispensadores de chaff/flare.
Os F-16 atualizados também tiveram a sua capacidade de ataque ao solo aprimorado, para combater alvos fixos ou móveis sob qualquer condição climática e de luminosidade, utilizando munições de precisão como a LJDAM (Laser Joint Direct Attack Munition).
O Comando da RSAF iniciou em 2016 o programa MLU dos F-16C/D/D+ Bloco 52/52+. Essas aeronaves começaram a ser recebidas em 1998, e atualmente estima-se que a frota operacional da RSFA tenha aproximadamente 60 Fighting Falcons.
@FFO