“Simorgh”, novo bimotor iraniano, realizou seu voo inaugural. O Irã recentemente revelou o primeiro voo de um novo avião de transporte desenvolvido localmente. O IrAn-140 “Simorgh” (Fênix) é um bimotor de médio porte projetado pela estatal Iran Aircraft Manufacturing Industries (HESA) e destinado ao uso civil e militar.
A agência de notícias estatal IRNA, divulgou em 30 de maio um vídeo mostrando o primeiro voo do Simorgh, realizado na Base Aérea de Isfahan, região central do país. O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, general Mohammad Baqeri, e do ministro da Defesa, brigadeiro-general Mohammad Reza Ashtiani.
O “Simorgh” é baseado no bimotor de passageiros An-140, um projeto que nasceu no final da década de 1990 através de uma cooperação entre as empresas ucraniana Antonov e russa Aviakor. O An-140 também era montado pela iraniana HESA sob licença. A parceria russo-ucraniana foi desfeita em 2014, após Moscou ordenar a tomada da península da Criméia.
Com a aproximação cada vez maior entre os governos da Rússia e do Irã, especialmente no campo da indústria de defesa, o IrAn-140 surge através de uma parceria entre a Aviakor e a HESA. Teerã tem como objetivo substituir a envelhecida frota de bimotores holandeses Fokker 27, ainda em operação nas suas Forças Armadas.
Equipado basicamente com componentes russos, como os motores Klimov TV3-117, o novo turboélice multifuncional tem como principal característica a presença de uma grande rampa de cargas traseira, similar ao Airbus C295.
De acordo com as informações divulgadas pela mídia estatal iraniana, o “Simorgh” poderá transportar cerca de seis toneladas de carga útil por uma distância de até 3.000 km. Requer uma pista de no mínimo 1.450 metros para decolagem e 900 metros para pouso. Sua configuração interna pode ser alterada para transportar até 52 passageiros, cargas ou com macas para missões de evacuação aeromédica.
O IrAn-140 “Simorgh” também será oferecido ao mercado civil, como uma alternativa para as empresas de transporte regional do Irã e seus aliados.
@FFO