VH-92A® helicopter on the tarmac at Naval Air Station, Patuxent River. The VH-92A test aircraft have proven their production readiness by undergoing rigorous U.S. government testing and operational assessments, including more than 1,000 flight test hours establishing the aircraft’s technical maturity and readiness of its mission systems. Photo courtesy U.S. Navy.
Em 05 de fevereiro, o Departamento de Defesa dos EUA divulgou que a Sikorsky Aircraft Corp., recebeu uma alteração contratual do Naval Air Systems Command, para realizar a opção de compra de seis helicópteros VH-92A, do “Programa de Substituição de Helicópteros Presidenciais”. O contrato prevê além das células das aeronaves, dois kits de reconfiguração do interior da cabine, peças sobressalentes, reposição de componentes, suporte do fabricante e treinamentos.
Segundo os termos do contrato, conhecido como Low Rate Initial Production (LRIP) Lot 1, a Sikorsky deverá entregar o primeiro VH-92A “Marine One” ainda neste ano de 2021 e último em 2023. Os novos VH-92A transportarão o Presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos, além de altas autoridades, em seus deslocamentos aéreos mais curtos.
Os modernos VH-92A são baseados na versão comercial bem-sucedida do S-92A, que recentemente ultrapassou a marca de um milhão de horas de voadas. Os novos “Marine One” serão equipados com sistemas aprimorados de coordenação de tripulação e modernos recursos de comunicação. Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, essas novas aeronaves irão substituir os atuais helicópteros presidenciais, VH-3D e VH-60N do Esquadrão HMX-1 da U.S. Navy.
@FFO