• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sikorsky planeja a família Nomad de UAS VTOL híbridos-elétricos

15 de outubro de 2025
Sikorsky planeja a família Nomad de UAS VTOL híbridos-elétricos. Sikorsky está se concentrando nas versões Grupo 3 e Grupo 4 maiores do seu Nomad VTOL UAS de cauda. Foto: Sikorsky
Sikorsky planeja a família Nomad de UAS VTOL híbridos-elétricos. Sikorsky está se concentrando nas versões Grupo 3 e Grupo 4 maiores do seu Nomad VTOL UAS de cauda. Foto: Sikorsky

Sikorsky planeja a família Nomad de UAS VTOL híbridos-elétricos. À medida que os testes de voo avançam para tamanhos maiores, a Sikorsky renomeou sua família de aeronaves não tripuladas de decolagem e pouso vertical com asas sopradas por rotor para Nomad.

A empresa Lockheed Martin está se concentrando em aeronaves do Grupo 3 com pesos máximos de decolagem de até 600 kg, bem como em aplicações maiores do Grupo 4.

Projetado para operações independentes de pista em ambientes austeros, o Rotor Blown Wing é um sistema de aeronave não tripulada (UAS) com cauda que decola e pousa verticalmente e faz a transição para voo de cruzeiro com asa, rotores articulados estilo helicóptero que fornecem sustentação, empuxo e controle de voo.

A recém-nomeada família Nomad foi projetada para inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento, mas pode transportar cargas cinéticas e não cinéticas, bem como conduzir missões logísticas contestadas, afirma Ramsey Bentley, diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios dos programas avançados da Sikorsky.

A Sikorsky voou com um protótipo totalmente elétrico de 115 libras e 10,5 pés de envergadura, agora chamado de Nomad 50, e está testando o protótipo de um UAS híbrido-elétrico do Grupo 3, o Nomad 100 de 330 libras e 18 pés de envergadura, no programa Evade da DARPA. 

Um Nomad 300 do Grupo 4 está na prancheta e passou pela revisão preliminar do projeto, afirma Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations, a unidade de prototipagem rápida da empresa. A decisão sobre se um demonstrador para o UAS do Grupo 4 será lançado “em um ou dois anos” continua pendente.

Os UAS Nomad do Grupo 3 são destinados à missão de reconhecimento ao nível de brigada, atualmente realizada pelo Textron RQ-7 Shadow do US Army, diz Bentley, enquanto as versões do Grupo 4 são destinadas às missões ao nível de divisão/corpo, atualmente realizadas pelo General Atomics MQ-1C Grey Eagle. A família Nomad também se destina a missões civis, como combate a incêndios florestais e ajuda humanitária, afirma.

A família concentra-se na propulsão híbrido-elétrica para maior alcance e capacidade de carga, com o Nomad 100 utilizando um motor a diesel para gerar energia elétrica. O Nomad foi projetado para modularidade, diz Cherepinsky, com custo baixo o suficiente para que a unidade de potência seja facilmente substituída em vez de reparada.

A família Nomad utiliza o sistema de autonomia Matrix da Sikorsky, desenvolvido no âmbito do programa Alias, de longa data, da DARPA, permitindo que o UAS seja operado por um tablet por um soldado sem treinamento em aviação, diz Bentley. São necessários de dois a três tripulantes para lançar a aeronave, que pode ser transferida entre diferentes operadores enquanto realiza sua missão.

A Sikorsky Innovations também está desenvolvendo o demonstrador híbrido-elétrico HEX, uma aeronave de asa basculante não tripulada de 3.177 kg que utiliza o sistema de autonomia Matrix. Cherepinsky afirma que o Nomad e o HEX têm leis de controle semelhantes, e potenciais versões tripuladas poderiam usar uma asa com rotor que se inclina entre o voo vertical e o voo para a frente, permitindo que a fuselagem permaneça horizontal.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login