

Sikorsky entregou o 350º MH-60R Seahawk para US Navy. A Sikorsky, empresa do grupo Lockheed Martin, celebrou a entrega do 350º helicóptero naval MH-60R Seahawk para a Marinha dos Estados Unidos (US Navy). A aeronave foi entregue ao Esquadrão de Ataque Marítimo de Helicópteros 41 (HSM-41) em uma cerimônia realizada no dia 13/01 nas instalações da Lockheed Martin em Owego, Nova York.
“A entrega do 350º helicóptero MH-60R é uma prova das capacidades excepcionais desta aeronave e da dedicação da nossa equipe”, disse Ali Ruwaih, vice-presidente de Sistemas NAvais da Lockheed Martin. “Temos orgulho de apoiar a Marinha dos EUA e nossos parceiros globais com esta plataforma multimissão altamente avançada, que continuará sendo um componente crítico das operações globais de guerra antissubmarino (ASW) nas próximas décadas.”
Equipado com os mais avançados sensores, sistemas de missão, armamentos de precisão e capacidade de operação em rede, fez do O MH-60 “Romeo” uma das principais plataformas de guerra antissubmarino (ASW) do mundo. Seu desempenho operacional comprovado o tornou um recurso inigualável no esforço global para combater as ameaças submarinas cada vez mais sofisticadas.
Em comunicado, a LM afirmou que o MH-60R comprovou repetidamente seu valor em combate, mais recentemente abatendo um drone inimigo durante uma patrulha de segurança marítima no Golfo de Aden, utilizando seu conjunto avançado de sensores e capacidade de engajamento rápido. Tripulações de “Romeo” afundaram várias lanchas dos Houthis no Mar Vermelho, neutralizando ameaças a navios mercantes e protegendo rotas marítimas vitais. O MH-60R também desempenhou um papel fundamental no exercício Resolute Hunter, integrando-se perfeitamente com os navios de superfície aliados, aprimorando a coordenação da guerra antissubmarino e demonstrando sua versatilidade em operações multinacionais conjuntas.
“Desde 2010, o MH-60R tem sido o principal helicóptero de guerra antissubmarino e de superfície da Marinha dos EUA. Este verdadeiro ativo multimissão provou seu valor em todos os aspectos de operações terrestres e marítimas, atendendo a diversos requisitos de missão em todo o mundo. Somos gratos aos especialistas da Sikorsky por manterem este recurso inestimável pronto para uso por todos os nossos militares, homens e mulheres, pelas próximas décadas”, disse o Capitão William Hargreaves, Gerente do Programa de Helicópteros Multimissão H-60 da USN.
Embora a variante MH-60S tenha sido desenvolvida para missões de transporte utilitário, o MH-60R também é capaz de realizar essas tarefas, que incluem desde a transferências de pessoal e carga, busca e salvamento (SAR), entre outras. Ambas aeronaves tem como origem a plataforma UH-60 Black Hawk, com o MH-60R tendo herdado características das variantes SH-60/S-70B, como um trem de pouso traseiro reforçado e reposicionado.
Sediado na Estação Aeronaval de North Island, em San Diego, é HSM-41 “Seahawks” é responsável pelo treinamento de pilotos e tripulantes da US Navy. Desde 1983 o Esquadrão opera helicópteros da família H-60 Seahawk, em suas mais diversas variantes. Inicialmente designado Esquadrão de Helicópteros Leves Antissubmarino 41 (HSL-41), em 2006 foi designado como HSM-41, para melhor refletir as capacidades de missão expandidas oferecidas pela variante MH-60R que receberia quatro anos após.
Com mais de um milhão de horas de voo acumuladas, a Lockheed Martin já entregou o MH-60R para operadores nos Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Arábia Saudita, Índia, Grécia e Coreia do Sul, e tem entregas programadas para a Espanha e Noruega. A empresa afirma que a vida útil do Romeo se estenderá até a década de 2050, com sua linha de produção garantindo o fornecimento de novas aeronaves e modernizando suas frotas existentes com os recursos mais recentes.
Fonte: Lockheed Martin
Entre no nosso grupo de WhatsApp