Sikorsky demonstra o S-97 Raider para o Exército Americano. Entre 13 e 15 de abril, a Sikorsky, empresa do grupo Lockheed Martin, apresentou o protótipo do S-97 Raider para o Exército Americano, no Arsenal de Redstone, em Huntsville, Alabama. Foram realizadas apresentações de missões de rotina, demonstrando a manobrabilidade da nova aeronave. O S-97 Raider está concorrendo no programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Governo americano.
“Voar o S-97 Raider continua a me surpreender. A combinação dos rotores coaxiais e do propulsor demonstram as habilidade dessa nova tecnologia. Em voo de baixa velocidade somos tão capazes quanto um helicóptero, e quando acionado o propulsor operamos de uma maneira totalmente nova. É muito mais do que pilotar um avião”, disse Christiaan Corry, ex-fuzileiro naval americano e piloto de testes da Sikorsky, com mais de 4.500 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo CH-53E, CH-53K e outros.
Segundo a Sikorsky, o S-97 Raider atualmente é a única aeronave em voo representativa do programa FARA, sendo um helicóptero coaxial composto rápido, ágil e com capacidade de sobrevivência que permitirá que futuramente os militares operem missões nos ambientes mais hostis.
“Desde que o primeiro Black Hawk subiu aos céus na década de 1970, até quando nossas equipes quebraram recordes de velocidade de helicópteros com a X2 Technology em 2010, temos trabalhado com nossos parceiros do Exército para desenvolver e entregar aeronaves de baixo risco, transformacionais, acessíveis e sustentáveis para apoiar as missões dos combatentes. Acreditamento que este é o primeiro de muitos voos que nossa aeronave X2 Future Vertical Lift fará em Redstone”, disse o Presidente da Sikorsky, Paul Lemmo, durante o evento.
Durante as apresentações, foram abordados tópicos como a quantidade de dados precisos disponíveis para as equipes de manutenção. Através do sistema Fleet Decision Tool, será possível acompanhar individualmente cada aeronave, de acordo com os requisitos operacionais e fluxo de manutenção, para garantir a disponibilidade da frota. Um conceito semelhante pode ser encontrado também no ALIS (Autonomic Logistics Information System) que a Lockheed Martin ausa para o F-35. Isso não é mera coincidência, já que a Lockheed Martin é a empresa-mãe da Sikorsky.
“Isso significa que eu, como comandante, poderia olhar para as aeronaves do meu batalhão e saber como está a disponibilidade de cada uma delas, e priorizar a aeronave certa para a próxima missão. Isso nos posiciona sobre a Maintenance-Free Operating Periods do Exército, nos quais os helicópteros Raider X e Defiant X poderiam operar sem a necessidade de serviço por um longo período de tempo”, salientou Kevin Mangum, Vice-Presidente da Lockheed Martin para programas do Exército.
As demonstrações do S-97 Raider em Redstone acontecem poucos dias depois que o Conselho de Supervisão do Exército dos EUA aprovou os requisitos da FARA após uma revisão que determinou se os projetos da indústria estão prontos para um fly-off no final de 2022. O resultado O Abbreviated Capabilities Development Document (A-CDD) que validou os designs, segue a Revisão Final de Design e Risco (FD&RR) feita em dezembro de 2020.
“O que vimos nos designs finais da indústria impressionou a equipe do governo. A indústria realmente fez mais. Acho que isso entra na gestão de talentos, para usar um termo do Exército. As equipes da indústria têm sido realmente melhores do que pensávamos que seriam neste trabalho de design”, disse o General Wally Rugen, diretor do Future Vertical Lift Cross-Functional Team do Exército Amercano.