Sikorsky-Boeing protesta contra escolha do Bell Valor pelo US Army. A Sikorsky, parte do grupo Lockheed Martin, juntamente com a Boeing, entraram com protesto formal ontem (28/12), contra a escolha do Exército dos Estados Unidos (US Army) pelo tiltrotor Bell Textron V-280 Valor na valiosa licitação do Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA). O pedido foi enviado ao Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO) para revisar a decisão sobre a aeronave da concorrente.
“Com base em uma análise completa das informações e feedback fornecidos pelo Exército, a Lockheed Martin/Sikorsky, em nome da Equipe Defiant, está contestando a decisão da FLRAA. Os dados e discussões nos levam a acreditar que as propostas não foram avaliadas de forma consistente para oferecer o melhor valor no interesse do US Army, de nossos militares e dos contribuintes americanos”, declararam as empresas em comunicado.
Em 04 de dezembro, o Exército anunciou que havia escolhido o Bell Textron Valor em vez do Sikorsky-Boeing Defiant. O contrato tem o valor aproximado de US$ 1,3 bilhão, com a obrigação inicial avaliada em US$ 232 milhões nos próximos 19 meses. No entanto, se o programa FLRAA entrar em produção total, o Exército estima que poderá valer US $ 70 bilhões ao longo de sua vida útil.
Dado enorme orçamento envolvido, um protesto das empresas não escolhidas era esperado. Em 05/12, logo após o anúncio do ganhador, Douglas Bush, o Secretário Adjunto do Exército para Aquisição, Logística e Tecnologia, disse a repórteres que o cronograma da FLRAA do serviço já “contava” com esse protesto.
O GAO tem até 100 dias para emitir seu parecer sobre a licitação, mas a agência de fiscalização do Congresso se esforça para resolver os casos o mais rápido possível.
Analistas acreditam que a escolha do tiltrotor Bell V280 Valor, em vez do rotor coaxial Sikorsky-Boeing Defiant X também pode moldar a direção tecnológica da próxima competição de Aeronaves de Reconhecimento de Ataque Futuro (FARA) do Exército. Ele é o potencial substituto dos OH-58D Kiowa Warrior, na competição que envolve os concorrentes Bell 360 Invictus e o Sikorsky Raider X.
Os testes de voo do FARA ainda estão distantes e atrasados em pelo menos um ano, em parte devido a problemas com o Programa de Motores de Turbina Aprimorados. Oficiais do Exército disseram que esperam que os voos dos protótipos possam começar no ano fiscal de 2024.
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