Sikorsky apresenta o protótipo do S-97 Raider X armado. A Sikorsky divulgou as primeiras fotos do protótipo de helicóptero S-97 Raider X equipado com mísseis ar-superfície Hellfire e um canhão principal de 20 milímetros. O Raider X é a proposta da Sikorsky para o programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do US Army.
As imagens mostram um canhão principal de três canos rotativo instalado sob o nariz helicóptero e com lançadores de mísseis móveis extensíveis, que quando não estão em uso, são recolhidos junto a fuselagem para reduzir o arrasto em voo. O Raider pode ser configurado com duas “asas” fixas que podem ser equipados com cargas úteis, incluindo drones de vigilância e ataque.
De acordo com o diretor da empresa, Jay Macklin, o helicóptero de última geração já está 90% completo, com 98% dos componentes necessários em suas instalações de teste de voo na Flórida. “Estamos trabalhando muito de perto com o Exército dos EUA em toda a construção, e eles estão muito envolvidos em todos os aspectos disso”, disse Macklin.
O Raider X é construído com base na tecnologia X2 da Lockheed Martin, que permite aumentos significativos na velocidade, raio de combate e carga útil. A empresa o descreveu como um “helicóptero composto coaxial rápido, ágil e com alta capacidade sobrevivência” que permitirá que futuros aviadores lidarem com ameaças emergentes nos mais diversos ambientes desafiadores da atualidade.
O protótipo Bell 360 Invictus é o único concorrente do Sikorsky -97 Raider no programa FARA. Enquanto o Raider X é um helicóptero composto coaxial, o Invictus é um helicóptero convencional em tandem com um único rotor principal. “A aeronave aproveita um backbone digital de arquitetura aberta comum, comparável ao do Bell V-280 Valor, para dar ao Exército dos EUA uma vantagem sempre pronta com uma frota imbatível”, afirma a empresa em seu site.
@CAS