• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sierra Nevada recebeu o quarto 747-8i para conversão no futuro E-4C SAOC da USAF

10 de maio de 2025
Sierra Nevada recebeu o quarto 747-8i para conversão no futuro E-4C SAOC da USAF (Foto: SNC).
Sierra Nevada recebeu o quarto 747-8i para conversão no futuro E-4C SAOC da USAF (Foto: SNC).

Sierra Nevada recebeu o quarto 747-8i para conversão no futuro E-4C SAOC da USAF. A Sierra Nevada Corporation (SNC) recebeu no Centro de Inovação e Tecnologia da Aviação (AITC) em Dayton, Ohio, o quarto Boeing 747-8i que será convertido na futura plataforma E-4C da USAF, popularmente conhecido como “avião do juízo final”.

A chegada da quarta aeronave ao AITC ocorre poucos dias antes do aniversário de um ano da assinatura do contrato pela SNC, na qual foi escolhida para produzir os futuros E-4C SAOC (Centro de Operações Aerotransportadas de Sobrevivência), que substituirão os atuais E-4B Nightwatch da USAF.

“No último ano, a SNC tem se comprometido com a excelência e a inovação na execução do projeto SAOC e a chegada da quarta aeronave SAOC ao AITC representa um marco significativo nessa jornada”, disse Jon Piatt, Vice-Presidente Executivo da área de negócios IAS da SNC. “Esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho árduo de toda a nossa equipe e reforça nosso compromisso inabalável com o avanço das principais necessidades de segurança nacional.”

Arte de como ficará o futuro 747-8i SAOC (Fonte: SNC).

Desde a assinatura do contrato, a SNC alcançou diversas conquistas notáveis neste projeto. Apenas seis semanas após a adjudicação do contrato, o primeiro 747-8i chegou ao AITC. Em outubro de 2024, a SNC inaugurou um segundo hangar de última geração e iniciou a construção de dois hangares adicionais para apoiar projetos atuais e futuros, demonstrando um investimento antecipado na expansão da capacidade.

“Nossa equipe está totalmente focada nesses objetivos principais, enquanto permanece vigilante para garantir que continuemos a reduzir riscos e encontrar maneiras de acelerar as capacidades críticas de defesa”, acrescentou Piatt. “O progresso que alcançamos em apenas um ano é uma indicação clara do nosso compromisso em atender e superar as expectativas de nossos clientes, preservando os custos e o cronograma do SAOC.”

Primeiro Boeing 747-8i recebido pela SNC no ano passado. A USAF comprou um número não divulgado de 747-8i desativados pela companhia aérea  Korean Airlines (Foto: Jared Soergel).

A seleção da SNC pela USAF para o programa SAOC destaca uma mudança estratégica em direção ao fomento da inovação e de sistemas abertos, afastando-se dos tradicionais projetos de modernização liderados por OEMs. Este contrato é um dos maiores do gênero concedido a uma empresa que não seja a fabricante original do equipamento.

A SNC lidera o projeto SAOC ao lado de parceiros importantes, incluindo Collins Aerospace, GE Aerospace, Greenpoint Technologies Inc., Lockheed Martin Skunk Works, NIAR e Rolls-Royce. Esses líderes do setor estão combinando sua expertise para desenvolver capacidades NC3 (comando, controle e comunicação nuclear) de próxima geração, mantendo rigorosos padrões de velocidade, inovação e eficiência de custos.

Os Boeing E-4B Nightwatch

Os quatro E-4B Nightwatch da USAF servem como Posto Avançado de Comando Nacional em caso de uma crise nuclear, sendo um componente chave do Sistema de Comando Militar Nacional utilizado pelo Presidente dos EUA, Secretário de Defesa e o Comandante do Estado-Maior Conjunto.

Essas aeronaves especiais são baseadas na versão civil do Boeing 747-200 altamente modificados. Entre suas capacidades, estão proteções especiais contra interferências eletromagnéticas, blindagens contra efeitos nucleares e térmicos, sistemas avançados de comunicação (convencional e satélite), controles acústicos, sistema de ar condicionado altamente aprimorado, entre outros dispositivos e proteções.

Matriculados como 73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125, os quatro E-4B-BN são operados pelo 1º Esquadrão de Comando e Controle Aéreo (1st ACCS), unidade subordinada ao 595º Grupo de Comando e Controle (595th CCG), sediado na Base Aérea de Offutt (OF), em Nebraska.

Devido a natureza emergencial intrínseca à sua missão, sempre há um Boeing E-4B Nightwatch com tripulação completa em alerta 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana), prontos para se deslocar para qualquer parte do mundo, a qualquer momento.

Esta atual frota entrou em serviço no início da década de 1980, e está cada vez mais difícil e cara para mantê-los operacionais. A expectativa é que os E-4B chegue ao fim da sua vida útil no início da década de 2030, quando o futuro “Avião do Juízo Final” da USAF deverá estar ativo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login