

Sierra Nevada realizará manutenção dos A-29 Super Tucanos do Líbano. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) para a manutenção e suporte da frota de seis Embraer/SNC A-29 Super Tucanos da Força Aérea do Líbano (LAF).
A Sierra Nevada Corporation (SNC), empresa norte-americana que produz os A-29 em conjunto com a Embraer na Flórida, será a principal contratada para realizar os trabalhos na frota Libanesa. O valor estimado do negócio é de aproximadamente US$ 100 milhões.
De acordo com o anúncio feito na sexta-feira (11/07), os EUA irão realizar a manutenção e a atualização das aeronaves. “Este negócio apoiará as LAF [Forças Armadas Libanesas] a acabar com hostilidades, fornecendo suporte de manutenção para essas aeronaves usadas para conduzir Apoio Aéreo Aproximado como parte de operações de manobras terrestres, bem como Inteligência, Vigilância e Reconhecimento tripulados”, descreveu o comunicado da Agência para Cooperação em Defesa dos EUA (DSCA).
O Líbano recebeu os seis Embraer/SNC A-29 entre o final de 2017 e 2018, através de um financiamento do programa FMF (Fundo de Financiamento Militar Estrangeiro Americano), que repassa valores para outras nações que precisam ser investido em equipamentos de defesa fabricados pelos EUA.
Em meados de 2024, o Comandante da LAF disse que havia um planejamento para expandir a frota de A-29, o que nunca avançou. Por outro lado, a Força Aérea Libanesa foi a primeira no mundo a equipar os A-29 com mísseis APKWS guiados a laser.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO