Sierra Nevada implantará o AbMN nos MC-130J da USAF. Os Oficiais do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, da Base Aérea de Robins, Geórgia, anunciaram um pedido de US$ 34 milhões no dia 6 de maio à Sierra Nevada Corp. em Sparks, Nevada, para o programa MC-130J Airborne Mission Networking (AbMN).
Este pedido envolve kits de produção, peças sobressalentes, suporte de empreiteiros temporários e treinamento. O sistema de rede tática AbMN permite que a tripulação aérea e o pessoal da missão a bordo da aeronave MC-130J enviem e recebam dados críticos da missão para nós táticos e operacionais no campo e no espaço aéreo de batalha. Nesta modificação do contrato, a Sierra Nevada fará o trabalho em Centennial, Colorado, que deverá ser concluído em janeiro de 2023.
Os recursos do AbMN incluem comunicações seguras de voz e dados de linha de visão e além da linha de visão, identificação de força amiga, rastreamento de missão, identificação de ameaças, vídeo em movimento total, colaboração, comunicação instantânea, e-mail e links de dados.
A aviônica AbMN permite que as aeronaves MC-130J das Forças Especiais da USAF agilizem o comando e controle, melhorem a consciência situacional e reduzam o risco operacional por meio da troca de informações digitais em tempo real entre aeronaves, componentes e outros nós táticos e operacionais.
A aeronave de operações especiais MC-130J Commando II realiza missões de reabastecimento aéreo de baixo nível furtivo ou de baixa visibilidade empregando uma, ou várias aeronaves tanque, para helicópteros de operações especiais e aeronaves tiltrotor (VM-22).
O MC-130J também realiza infiltração, exfiltração e reabastecimento de Forças Especiais por via aérea ou terrestre dentro de territórios politicamente sensíveis, ou hostis. O MC-130J realiza missões principalmente à noite para reduzir a probabilidade de aquisição visual e interceptação por ameaças aéreas. Sua missão secundária inclui o lançamento aéreo de folhetos.
@CAS