Sierra Nevada construirá os novos “aviões do juízo final” da USAF. A USAF contratou a Sierra Nevada Corporation (SNC) para desenvolver as novas aeronaves Survivable Airborne Operations Center (SAOC), que substituirão os quatro atuais Boeing E-4B Nightwatch, conhecidos como “Aviões do Juízo Final”. Em operação há mais de 40 anos, essas aeronaves atuam como posto de comando avançado no caso de um conflito nuclear.
Com o valor estimado de US$ 13 bilhões, o contrato prevê que a SNC desenvolva, construa e entregue uma nova frota de aeronaves SAOC para a USAF até julho de 2036. A USAF está liberando US$ 59 milhões para que a empresa inicie imediatamente seus estudos de desenvolvimento.
Conforme noticiamos anteriormente, a licitação para produzir os novos “Aviões do Juízo Final” da USAF teve apenas dois competidores, a vencedora Sierra Nevada e a Boeing, que foi desclassificada por questões de divergências nos termos do contrato (saiba mais aqui).
Os Boeing E-4B Nightwatch
Os quatro E-4B Nightwatch da USAF servem como Posto Avançado de Comando Nacional em caso de uma crise nuclear, sendo um componente chave do Sistema de Comando Militar Nacional utilizado pelo Presidente dos EUA, Secretário de Defesa e o Comandante do Estado-Maior Conjunto.
Essas aeronaves especiais são baseadas na versão civil do Boeing 747-200 altamente modificados. Entre suas capacidades, estão proteções especiais contra interferências eletromagnéticas, blindagens contra efeitos nucleares e térmicos, sistemas avançados de comunicação (convencional e satélite), controles acústicos, sistema de ar condicionado altamente aprimorado, entre outros dispositivos e proteções.
Matriculados como 73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125, os quatro E-4B-BN são operados pelo 1º Esquadrão de Comando e Controle Aéreo (1st ACCS), unidade subordinada ao 595º Grupo de Comando e Controle (595th CCG), sediado na Base Aérea de Offutt (OF), em Nebraska.
Devido a natureza emergencial intrínseca à sua missão, sempre há um Boeing E-4B Nightwatch com tripulação completa em alerta 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana), prontos para se deslocar para qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Esta atual frota entrou em serviço no início da década de 1980, e está cada vez mais difícil e cara para mantê-los operacionais. A expectativa é que os E-4B chegue ao fim da sua vida útil no início da década de 2030, quando o futuro “Avião do Juízo Final” da USAF deverá estar ativo.
@FFO