Shield AI e VSK Tactical do Brasil assinam acordo para o V-BAT 128. O contrato foi assinado na fábrica de V-BAT em Dallas, Texas, em 21 de janeiro. Ainda este ano, Shield AI e VSK Tactical completarão demonstrações de V-BAT em terra e mar no Brasil para o Exército e a Marinha do Brasil.
“Adoramos apoiar parceiros e aliados como o Brasil, queremos deixá-los orgulhosos! Pessoalmente, estou entusiasmado com a utilização do V-BAT 128 para aplicações que vão desde combate a narcóticos, segurança marítima e monitoramento de plataformas de petróleo e oleodutos até segurança e gerenciamento de florestas tropicais. Espero que possamos ver o V-BAT voar para cima e para baixo no rio Amazonas. O Brasil merece os melhores sistemas não tripulados e estamos honrados em desempenhar um papel. Nossos excelentes parceiros, VSK Tactical e Contingent Global, compartilham nosso objetivo de deixar o Brasil orgulhoso e ajudar a fornecer valor revolucionário para nossos usuários finais. Este é apenas o começo!” Brandon Tseng, ex-SEAL DA USN e cofundador da Shield AI.
A empresa americana de tecnologia de defesa Shield AI, que usa software de direção autônoma para permitir que equipes colaborativas de aeronaves não tripuladas operem em ambientes sem GPS e RF, anunciou que assinou um contrato com a VSK Tactical, por meio da sus representante a Contingent Global, para fornecer Brasil com sistemas de aeronaves não tripuladas V-BAT 128.
O V-BAT, com seus recursos de decolagem e pouso verticais (VTOL – Vertical Take-Off and Landing) inovadores é diferente de qualquer UAS no mercado. Impulsionado por um único ventilador com vetor de empuxo, ele decola e pousa verticalmente, no mesmo estilo de um foguete SpaceX. Ele é fabricado pela subsidiária da Sheield, a Martin UAV.
Com uma carga útil de 30 lbs (13,6 kg), o V-BAT tem uma autonomia de 10 horas e pode suportar uma variedade de cargas úteis e sensores intercambiáveis e customizáveis, como câmeras elotro-ópticas (E/O), MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e sistema de busca e pesquisa terrestre/marítimo WAS (Wide Area Search) baseados em recurso de inteligência artificial (AI).
Sua logística é simples e totalmente operacional, podendo ser levado na caçamba de uma caminhonete ou dentro de um helicóptero Blackhawk, reduzindo significativamente os custos de infraestrutura. Os clientes dos EUA e internacionais veem o V-BAT como uma plataforma flexível e econômica.
“A VSK acredita que o V-BAT é a plataforma perfeita que pode monitorar e fazer a vigilância de extensas áreas das fronteiras brasileiras, com densas áreas de florestas, inúmeras áreas de espaços aquáticos como lagos, lagoas, rios, praias, regiões litorâneas e litorâneas, além de auxiliar a Homeland Security no cumprimento de suas atribuições e Planos de Segurança Pública. O V-BAT é uma ferramenta única de inteligência, operacional e investigativa que possibilita operações em todo território de tamanho continental, incluindo a Amazônia Legal e a Amazônia Azul”. – Vinicius Bocaiuva, CEO da VSK.
@CAS