SH-16 da Marinha resgata tripulante enfermo em navio mercante. Na manhã de 27 de julho, um helicóptero SH-16 Seahawk do 1 ° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) da Marinha do Brasil, cumprindo a função de Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), foi acionado para realizar a retirada de um tripulante enfermo que estava a bordo do Navio Mercante Goldeneye, de bandeira de Chipre.
A aeronave do EsqdHS-1, matrícula N-3033, decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para o Aeroporto de Vitória/ES (VIX/SBVT), de onde decolou na manhã do dia seguinte, para o local onde o navio se encontrava, a aproximadamente 157 milhas da capital capixaba.
A tripulação do SH-16 conseguiu realizar a evacuação do tripulante, que encontrava-se com um quadro de cefaléia aguda. Já no aeroporto, o enfermo foi conduzido em segurança pelo médico da equipe de resgate até uma ambulância, que já o aguardava no local. Para executar a missão, o Seahawk do Comando da Força Aeronaval da Marinha, percorreu aproximadamente 520 milhas náuticas, em aproximadamente 9,5 horas de voo.
Ao término da operação, foram cumpridos todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, inclusive a desinfecção do pessoal e material envolvido pela Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra – São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).
Fonte: COMFORAERNAV/MB