Sexto P-8 MRA Mk1 da RAF foi nomeado Guernsey’s Reply. Para marcar o 76º ‘Dia da Libertação’ ( 76th ‘Liberation Day’) do Bailiado de Guernsey, a Royal Air Force tem a honra de anunciar que o sexto avião de patrulha marítima Poseidon MRA Mk1 o ZP 806, será conhecido como “Guernsey’s Reply” ou em uma tradução livre “Resposta de Guernsey”, para honrar o estreito vínculo entre o Esquadrão 201 (201 Sq), a ilha de Guernsey e o Tenente Herbert Machon OBE. ‘Herbie’. Machon deixou sua casa em Guernsey pouco antes da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial e ingressou no nas forças armadas britânicas. Ele estava destinado a voar aeronaves Spitfires na RAF e, em homenagem e memória de seus compatriotas que viviam sob ocupação, ele chamou seu Spitfire Mk.XVI de “Guernsey’s Reply”.
Infelizmente, Herbie faleceu em 2004 e o pessoal do 201 Sq teve a honra de conduzir seu caixão em seu funeral. Quando o 201 Squadron foi dissolvido em 2011, foi o último esquadrão marítimo a manter um vínculo com a ilha, no qual carregava o apelido de “Guernsey’s Own” ou “O Próprio de Guernsey”, em homenagem a um vínculo estabelecido nos dias desafiadores da Segunda Guerra Mundial. Era uma afiliação municipal, anunciada em 5 de maio de 1939 pelo Ministro da Aeronáutica Sir Kingsley Wood em Guernsey, quando ele abriu o Aeroporto de Guernsey. O que se sabe é que é a última afiliação sobrevivente nesse esquema. É também considerado o único Esquadrão da RAF com esse vínculo histórico. Guernsey e o Esquadrão 201 estão orgulhosos do fato de que a ligação sobreviveu e continuará a florescer.
Esta ligação entre o Esquadrão e a Ilha permaneceu forte e em 1994, como parte das comemorações do seu 80º aniversário, o Esquadrão recebeu “‘The Privilege of Guernsey” ou “O Privilégio de Guernsey”. Foi o primeiro prêmio na história de Guernsey desta antiga honra militar, que dá o direito de marchar, bater tambores com baionetas caladas e voar com a cores da bandeira. Após um hiato de 10 anos, o 201 Sq retornará à RAF Lossiemouth no final do ano, como o segundo esquadrão de Poseidon da RAF ao lado do 120 Sq.
O oficial de justiça de Guernsey, Richard McMahon, disse: “O povo de Guernsey tem muito orgulho da relação única e duradoura que a Ilha tem com o Esquadrão 201 – ‘Guernsey’s Own’. Estamos ansiosos para reafirmar essa afiliação no final deste ano em que o Esquadrão se levantará mais uma vez. É mais apropriado que esta nova aeronave Poseidon leve o nome de “Guernsey Reply”, reproduzindo o nome usado pelo Tenente de Voo Herbie Machon em seu Spitfire durante a guerra, que ele, trouxe a Guernsey Junho de 1945 após a Libertação da Ocupação ocupação alemão ocorrida no mês anterior. Herbie, que mais tarde foi eleito Jurat da Corte Real, era um valente Guernseyman que serviu durante a guerra para garantir as liberdades de que desfrutamos hoje, 76 anos depois”.
A família de Herbie ficou encantada ao saber que o nome de seu Spitfire do tempo de guerra, Guernsey’s Reply, seria levado aos céus na mais nova aeronave Poseidon da RAF. Quando jovem, ele foi para a Inglaterra no início da guerra, deixando para trás seus pais que enfrentariam cinco longos anos de ocupação alemã.
Ele se alistou no Exército, sendo depois transferido para a RAF em 1942. Aprendeu a voar na América e depois ensinou muitos aspirantes a pilotos. Sobreviveu a dois pousos forçados e voou em muitos dos novos caças americanos. Retornando ao Reino Unido, ele foi destacado para o 603 City of Edinburgh Squadron. Seu livro de registro revela as diversas missões de combate em que esteve envolvido. Enviado para Skebrae, Orkney, ele voou a 13 km de altura em busca de aeronaves alemãs. Quando Hitler atacou a Inglaterra com bombas V1 e foguetes V2, ele liderou sua esquadrilha de quatro Spitfires em bombardeios de mergulho contra os locais de lançamento holandeses fortemente defendidos, com fogo antiaéreo passando. Herbie bombardeou ferrovias, pontes, o prédio Shell Mex em Haia, posições de de defesas, uma garagem perto da estação de Haia e trens. Em um ataque, três aeronaves do esquadrão foram atingidas por artilharia. Apesar disso, seu único ferimento foi quando seu Spitfire foi atingido em voo por um piloto inexperiente em um treinamento sobre o Mar do Norte. Ele caiu na terra após ricochetear no mar. Teve costelas quebradas, mas estava de volta ao ar cinco dias depois. E voou missões protegendo centenas de Lancasters em ataques a Hamburgo, Nuremburg e os currais de submarinos em Heligoland.
Com o fim da guerra em 8 de maio de 1945, ele escoltou, três dias depois aeronaves Ju52 que traziam alemães para negociações de paz sobre a Noruega. Ele foi desmobilizado em 1947 e voltou para Guernsey.
A frota de Poseidon MRA1 da RAF:
ZP801 “Pride of Moray”, recebido em fevereiro de 2020;
ZP802 “City of Elgin”, recebido em março de 2020;
ZP803 “S/L Terence Bulloch DSO DFC”, recebido em 14 de outubro de 2020;
ZP804 “Spirit of Reykjavik”, recebido em 03 de novembro de 2020;
ZP805 “Fulmar”, recebido em 02 de fevereiro de 2021.
ZP806 “Guernsey’s Reply”.
Al´m do ZP806, deverão ser recebidos ainda em 2021 as aeronaves ZP807 e ZP808, ficando apenas o ZP809 para 2022.
@CAS