Sétimo voo humanitário da FAB decolou de Israel. A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta sexta-feira (20/10) o sétimo voo humanitário da Operação Voltando em Paz, retirando pessoas da zona de guerra em Israel. O voo “BRS51” decolou de Tel Aviv, em Israel, por volta do meio-dia (horário de Brasília), e deverá pousar no Rio de Janeiro na tarde de sábado, após escalas técnicas para reabastecimento.
O KC-390, matrícula FAB 2854, transporta 69 passageiros, entre eles três bolivianas (mãe e duas filhas), que embarcaram na aeronave brasileira a pedido do governo do país vizinho. Segundo o Itamaraty, as cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após o não comparecimento de passageiros brasileiros.
De acordo com os dados do governo federal, com este sétimo voo, foram repatriados 1.135 cidadãos brasileiros da zona de guerra no Oriente Médio em voos da FAB. Outras pessoas deixaram a região em voos comerciais.
Ainda segundo o Itamaraty, o oitavo voo humanitário da FAB deverá decolar de Tel Aviv no próximo domingo (22/10). Este deverá ser o último voo de repatriação de brasileiros partindo do território israelense. “Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel”, diz a nota.
Há ainda um Embraer VC-2 da FAB (matrícula 2591) estacionado no Cairo, capital do Egito, para repatriar os cerca de 30 brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza. Eles aguardam autorização para atravessar a fronteira Gaza-Egito, em um acordo internacional que ainda não foi firmado entre as partes envolvidas.
@FFO