Serviço de Informação de Voo é intensificado em Brasília. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inaugurou o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), a segunda fase da prestação do Serviço de Informação de Voo (FIS) na Região de Informação de Voo de Brasília (FIR-BS), na região Rio de Janeiro do respectivo Centro de Controle.
A ativação ocorreu no dia 24 de março de 2025 e foi marcada por uma chamada geral de boas-vindas através de uma das frequências VHF especificamente designadas pelo DECEA para o serviço.
O Projeto FIS, instituído pelo DECEA e coordenado por representantes dos Centros Regionais, tem como objetivo manter a segurança operacional por meio da ampliação do acesso dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) ao serviço, notadamente àqueles voos sob as regras e voo visual em espaços aéreos não controlados (classe G), incrementar a eficiência nas operações de Busca e Salvamento em apoio a esses tráfegos, aumentar a eficiência do tráfego aéreo pela aceleração e manutenção de movimentos ordenados, além de otimizar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo.
Por meio do FIS, as tripulações de aeronaves em espaço aéreo “G” recebem, quando solicitado, informações relevantes para o voo como, dentre outras previstas em legislação do DECEA, mudanças na condição operacional dos auxílios à navegação, na condição dos aeródromos e facilidades associadas e condições meteorológicas reportadas ou previstas nos aeródromos de partida, destino e alternativa.
A ativação do Serviço representa um avanço no Plano do Projeto FIS, integrante da PFF 007 – Evolução da Comunicação, Navegação, Vigilância e Inspeção em Voo, do Programa SIRIUS Brasil. A implementação da fase final do projeto na região Centro-Oeste brasileira está planejada para ocorrer em 25 de abril de 2025.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO