Sérvia recebeu onze helicópteros de ataque Mi-35 comprados do Chipre. O governo da Sérvia apresentou os onze helicópteros de ataque Mil Mi-35P Hind recentemente recebidos do Chipre. Uma cerimônia com a presença do presidente do país, Aleksandar Vucic, foi realizada no dia 23/11 na Base Aérea de Batajnica, próxima de Belgrado.
“Pagamos mais da metade desses helicópteros aos nossos irmãos cipriotas, principalmente com nossas armas de artilharia”, disse Vucic em em entrevista durante o evento.
Em abril de 2021, os governos da Sérvia e do Chipre anunciaram o acordo envolvendo a negociação dos onze Mi-35 ex-Guarda Nacional de Chipre. Não foi divulgado os valores do negócio, apenas que as seriam pagas com equipamentos militares produzidos na Sérvia.
Entre os últimos dias 19 e 21 de novembro, um Antonov An-124-100 da companhia cargueira ucraniana Antonov Design Bureau, matrícula UR-82008, fez três voos de Paphos, no Chipre para Batajnica, na Sérvia, transportando os helicópteros. Um An-12 também foi utilizado previamente em voos de apoio à operação de transferência.
⚡️🇷🇸 Le président serbe Aleksandar Vucic a inspecté les hélicoptères d'attaque Mi-35P de fabrication russe reçus de Chypre #Serbie #Russie #Serbia #Army
— X⚡️INFOLIVE (@xinfolive) November 23, 2023
« De vrais chars », fit remarquer Vucic en inspectant les hélicoptères.
Le Président a également noté que le conflit en… pic.twitter.com/AErSBaO0zd
Após passarem por uma revisão completa, os Mi-35P serão enviado para o Esquadrão de Helicópteros Antitanque 714 (Protivoklovna Helikopterska Eskadrila 714) da Base Aérea de Kraljevo/Ladjevci, onde se juntarão aos quatro Mi-35M atualmente operados pelo Comando de Aviação das Forças Armadas da Sérvia.
@FFO