Sérvia negocia com o Reino Unido a compra do Eurofighter Typhoon. A Sérvia está em negociações com o Reino Unido para adquirir aeronaves de combate Eurofighter Typhoon, novas e excedentes, como parte de um amplo esforço para modernizar a Força Aérea do país. A informação foi divulgada pelo Ministro da Defesa em uma entrevista à mídia local.
O Ministro Nebojša Stefanović, disse em 16 de abril, que a Força Aérea de Defesa da Sérvia (RV i PVO – Ratno vazduhoplovstvo i protivvazduhoplovna odbrana) está negociando os Typhoon do Reino Unido, enquanto continua as conversas com o governo francês sobre os Dassault Rafale.
“Pelo que falei com os nossos especialistas da RV i PVO, o interessante para mim são as habilidades que um potencial parceiro [nação] poderá nos oferecer”, disse Stefanović à canal de TV sérvio RTS1.
Como parte da negociação, Stefanović acrescentou que está buscando um míssil (não identificado), que possa ser transportado tanto pelo Typhoon quanto pelo Rafale, e que a disposição da França ou do Reino Unido de vender esse armamento poderá ser um fator decisivo para a decisão da compra.
“Se a Grã-Bretanha nos oferece um míssil com o dobro do alcance em um avião com características semelhantes ao Rafale, isso será uma grande vantagem para a RV i PVO – quando ele pode disparar um míssil a 300 km, [em vez] 120 km ou 150 km. Se um parceiro [nação] possuir este armamento e não nos oferecer, isso também deverá ser levado em consideração”, salientoue Stefanović.
Fonte: MR Enquerier
@FFO