Sérvia nega transferir seus MiG-29 para Ucrânia após compra dos Rafale. Poucos dias após a Sérvia anunciar a aquisição de uma dúzia de caças Dassault Rafale para modernizar a sua Força Aérea, surgiram boatos na mídia local sobre a possibilidade do país transferir seus MiG-29 para a Ucrânia.
Nesta semana, o ministro da Defesa sérvio, Bratislav Gasics, tratou de negar as especulações de que os jatos soviéticos seriam repassados para Kiev através de uma triangulação com a França.
Inicialmente havia a informação de que os novos Rafale substituiriam os MiG-29SM+ e MiG-29UB do 101º Esquadrão de Aviação de Caça, informação agora desmentida pelo ministro da Defesa.
“Esta é mais uma de uma série de mentiras e invenções com o único propósito de ofuscar a aquisição de 12 novos caças multifuncionais Rafale de quarta geração. Os MiGs de propriedade da Sérvia são sérvios e nunca os entregaremos a ninguém”, afirmou o ministro Gasics
O ministro ainda ressaltou que os 14 MiG-29 foram modernizados e são parte da defesa aérea da Sérvia, juntamente com os futuros Rafale. “Continuaremos a adquirir equipamentos de última geração para fortalecer as capacidades das Forças Armadas Sérvias para manter a paz e a estabilidade regional”, sublinhou o chefe do ministério.
Conforme noticiamos, em 29/08 o governo da Sérvia assinou um contrato de € 2,7 bilhões, envolvendo a aquisição de doze novos Rafale F4 (nove “C” monoplaces e três “B” biplaces), suporte técnico, treinamento, logística e peças de reposição. Os primeiros Rafales serão entregues em 2028, com a aeronave final prevista para ser entregue em 2030.
@FFO