Sérvia deverá comprar 29 helicópteros para Forças Armadas. Em 12 de dezembro, o Presidente da República da Sérvia, Aleksandar Vučić, anunciou oficialmente a aquisição de 29 helicópteros para reequipar as Forças Armadas do país, em um contrato com um valor aproximado de €145 milhões.
De acordo com o comunicado, o pedido é composto por 11 helicópteros utilitários leves Airbus H145M, quatro helicópteros de ataque Mil Mi-35 e três helicópteros de transporte Mil Mi-17, além de comprar 11 helicópteros de ataque Mi-35 que voavam para a Guarda Nacional do Chipre.
Em uma vista à Base Aérea de Niš, em 12/12, para assistir uma demonstração das capacidades das unidades de helicópteros das Forças Armadas da Sérvia, o Presidente Vučić informou para repórteres sobre a aquisição das novas aeronaves.
“Esperamos cerca de 30 novos helicópteros, dos quais 11 serão H145, quatro Mi-35, três Mi-17, mais 11 Mi-35 usados, que compramos de um membro da União Europeia. Portanto, seremos uma superpotência de helicópteros na região”, disse ele Vučić.
A aquisição dos Airbus H145M já foi anunciada durante a Partner International Defense Exhibition, realizada em Belgrado, em outubro deste ano. Atualmente a Sérvia possui nove H145M, sendo cinco operados pelo 119 MHE (Esquadrão Misto de Helicópteros) e quatro com a MUP (Unidade de Apoio Aéreo Policial). Esses helicópteros foram recebidos entre outubro de 2018 e abril de 2021.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO