• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sérvia compra MiG-29 da Hungria armazenado há mais de uma década

19 de março de 2025
Sérvia compra MiG-29 da Hungria armazenado desde 2010 (Foto: Nils Mosberg).
Sérvia compra MiG-29 da Hungria armazenado há mais de uma década (Foto: Nils Mosberg).

Sérvia compra MiG-29 da Hungria armazenado há mais de uma década. O Ministro de Defesa da Sérvia, Nenad Miloradović, confirmou recentemente que seu país está comprado um lote de equipamentos militares da Hungria, incluindo um caça MiG-29 Fulcrum-A.

Falando para a mídia local, Miloradović disse que a Hungria concordou em vender veículos militares de infantaria BTR-80 e uma aeronave MiG-29. O negócio foi classificado pelo ministro servio como bastante favorável.

“Adquirimos uma grande quantidade de equipamentos militares diversos, incluindo uma aeronave, em condições muito favoráveis. A aeronave em questão é apenas uma pequena parte da compra. Em breve veremos se cmprar comprar aeronaves adicionais”, disse Miloradović, deixando uma dúvida quantos jatos serão adquiridos da Hungria.

Um site sérvio afirmou que o MiG-29 húngaro envolvido no negócio teria o código ou bort number “Branco 11” e foi aposentado em dezembro de 2010, quando recebeu uma pintura comemorativa alusiva aos 70 anos da Força Aérea Húngara. Consta que o jato foi armazenado com a pintura especial.

A aquisição do antigo jato pelos sérvios ocorre em meio a uma grave escassez de peças que afeta sua frota de 14 MiG-29. A guerra da Rússia com a Ucrânia e as subsequentes sanções internacionais prejudicaram a capacidade da Força Aérea da Sérvia de manter suas aeronaves da era soviética.

Em agosto de 2024 o governo da Sérvia assinou um contrato de € 2,7 bilhões com a França, envolvendo a aquisição de doze novos Rafale F4 (nove “C” monoplaces e três “B” biplaces), suporte técnico, treinamento, logística e peças de reposição. Os primeiros Rafales serão entregues em 2028, com a aeronave final prevista para ser entregue em 2030.

Até que os novos aviões franceses cheguem, a Sérvia precisa manter os seus MiG-29SM+ e MiG-UB operacionais, uma tarefa cada vez mais difícil e urgente à medida que a envelhecida frota se deteriora.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login