Senegal recebeu primeiro Airbus C295MW. A Força Aérea Senegalesa, ou Armée de l’air Sénégalaise (AAS), incorporou no último dia 28 de julho o primeiro de dois Airbus C295MW. A aeronave, matrícula 6W-TTD (c/n 196), foi recebida em cerimônia militar realizada na Base Aérea Capitaine Mame Andalla Paul Sory Cissé, contígua ao Aeroporto Internacional Yoff-Léopold Sédar Senghor (DKR/GOOY), região metropolitana da capital Dacar.
“Hoje é certamente um dia histórico, pois marca uma importante virada nas Forças Armadas, que estão aumentando significativamente suas capacidades no contexto do transporte aéreo estratégico. Essas duas aeronaves permitirão ao Senegal assegurar, de forma independente, a projeção das suas tropas nos vários teatros de operações e as necessidades de transporte e treinamento nos teatros externos e internos”, disse Sidiki Kaba, Ministro das Forças Armadas, em discurso durante a cerimônia.
O Airbus C295W é um bimotor de transporte tático multifuncional, equipada com tecnologias de última geração, grande capacidade de transporte de cargas e pessoas. Além de seu desempenho de decolagem e pouso em pistas curtas, sua versatilidade permite cobrir um amplo espectro de missões desde transporte tático, lançamento aéreo e evacuação médica. O segundo C295 será entregue para o Senegal no final de 2023.
Durante a cerimônia, também foram reintegrados dois helicópteros militares da Força aérea Senegalesa, sendo um Mi-35 (6W-SHY) e um Mi-17 (6W-SHT). Ambos foram completamente revisados e entregues em condições operacionais.
Além das aeronaves, as Forças Armadas do Senegal receberam oito obuses franceses Nexter LG1 de 105 mm, aproximadamente cinco mil fuzis de assalto norte-americanos M4A1 – em substituição aos atuais M16A1, veículos blindados sul-africanos Puma M36, metralhadoras pesadas, morteiros, veículos de recuperação, rifles de assalto, escudos anti-motim, uma dúzia de veículos Toyota Land Cruzadores equipados com metralhadoras pesadas, ambulâncias de combate, lançadores de granadas e capacetes antimotim. Em breve serão recebidos três navios de patrulha offshore franceses OPV 58S.
O objetivo do governo do presidente Macky Sall, é aprimorar e modernizar suas forças armadas do país, que enfrentam grupos terroristas islâmicos no Sahel, e separatistas na região de Casamance, um dos mais antigos conflitos do continente africano.
A Airbus Defense comemora diversas entregas do C295 para forças armadas africanas, como aconteceu em novembro de 2021 para Burkina Faso e em 31 de maio para o Mali, que recebeu seu segundo bimotor. No início deste ano, foi a vez de Angola assinar um pedido para três C295, que será usada em parte para vigilância marítima.
@FFO