Sêneca brasileiro encontrado com drogas no litoral venezuelano. Na última quarta-feira (29/04), um Sêneca III brasileiro realizou um pouso forçado no litoral venezuelano. A aeronave EMB-810D, prefixo PT-WEX (c/n 810695), foi encontrada destruída na praia de Boca Ricoa, município de Piritu, Estados de Falcón.
Conforme informações não oficias, o Neiva EMB-810D (PT-WEX) havia sido roubado no centro-oeste brasileiro, e seu destino até então era desconhecido.
Segundo a mídia local, a aeronave foi localizada por populares que avisaram a Polícia Regional de Falcón. A bordo estavam dezenas de pacotes da drogas, além de tambores de combustível.
Os Oficiais da Guarda Nacional Bolivariana e do Serviço Nacional Antidrogas (SNA) foram acionados, e Junto com a Polícia Regional prenderam os dois tripulantes colombianos. Eles foram identificados como sendo o piloto Juan Esteban Rojas Colmenares, 29, e o co-piloto Julián Molano Chingate, 31. Ambos estão sob a custódia do Ministério Público. Após a reunir o material encontrado na aeronave, e de posse dos pilotos, foram contabilizados 150 pacotes de cocaína com alto teor de pureza.
O Comandante da Zona de Defesa Integral do estado de Falcón, V/A Edward Centeno Mass, destacou que “com esta nova constatação se certifica o uso de aeronaves para tentar violar a soberania e independência da Venezuela, através do narcotráfico da Colômbia”.
Nos últimos 40 dias cerca de 1.464 quilos de drogas foram apreendidas por oficiais das forças de segurança em procedimentos conjuntos com a Guarda Nacional nesta região. Recentemente, cerca 190 pacotes foram apreendidos por membros do Destacamento de Vigilância Costeira da Guarda Nacional em um matagal no setor de Ánimas de Guasare, município de Falcón. Na cidade de San José de la Costa, em Piritu, foram encontradas 160 embalagens de maconha, enquanto na rodovia federal Morón-Coro, próximo ao município de San Francisco, foram apreendidas 10 pacotes de cocaína.
@FFO