Sem UAS/UCAV suficientes, Rússia compra centenas de drones do Irã. A guerra tem seu preço. Sem capacidade de produzir UAV (Unmanned Combat Air) e UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) suficientes para atender as necessidades de suas tropas, a solução do Governo Russo de Vladimir Putin, foi comprar centenas de drones do Irã, mostrando que a parceria entre os dois países está bem ativa.
Trata-se de uma compra e venda direta entre Moscou e Teerã. Segundo Washington, o treinamento dos militares russos que operarão os drones iranianos começará nos próximos dias. A previsão é que em breve estes drones já estejam em serviço nas Forças Armadas Russas, a tempo de entrar em ação na Ucrânia.
“O governo iraniano está se preparando para entregar à Rússia várias centenas de UAVs, incluindo veículos aéreos não tripulados capazes de transportar armas, em um cronograma acelerado”, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA.
De acordo com a inteligência dos EUA, foi elaborado um plano entre a Rússia e o Irã para implementar entregas aceleradas, onde os novos drones iranianos fortalecerão temporariamente as capacidades russas no campo de veículos aéreos não tripulados. A compra de drones iranianos significa que a Federação Russa está passando por dificuldades no ritmo de sua própria produção.
Porém o fato que as forças armadas ucranianas vem tendo sucesso contra os drones russos, criando uma situação que aliada as sanções econômicas e a falta de matéria-prima e componentes geraram motivo da escassez russa.
O Irã tem uma ampla gama de veículos não tripulados em suas forças armadas. A inteligência militar americana não informa, ou não sabe ainda, quais UAS e UCAV foram adquiridos, mas é provável que a linha Mohajer-2 a 6 estejam no pacote. Outros drones do inventário são iraniano e, por tanto já operacionais, incluem a “versão persa” do GA-ASI MQ-9, o Kaman-22 armados com mísseis ar-terra ou bombas do tipo Kian, o Ababil-5 e Kaman-12, usados para missões de reconhecimento, os drones de decolagem vertical Pelican-2, bem como vários quadricópteros, incluindo aqueles adaptados para lançar ogivas e variantes kamikaze. Todos podem aparecer em uso pelas Forças Russas em muito breve, não só na guerra com a Ucrânia, mas também nas unidades que não estão envolvidas no conflito.
@CAS